UNIVERSIDADE DE BRAGA
A Universidade do Minho foi fundada em Braga em 1973 e integrou-se no chamado grupo das “Novas Universidades” que vieram alterar o panorama do ensino superior em Portugal. Iniciou as suas actividades académicas em 1975/76. A universidade é governada por uma reitoria, composta por um reitor e um conselho geral, e cinco unidades internas que agrupam por áreas de intervenção as várias entidades internas.
“A UMinho constitui uma referência de ensino e aprendizagem de elevada qualidade, não apenas para as universidades Portuguesas, mas também Europeias e Mundiais. (…) A Comissão de Avaliação considera que a UMinho é um dos melhores exemplos na Europa na implementação da estrutura de Bolonha.“
Apesar de ser uma Universidade recente, desde o inicio, foi incutida à universidade toda a tradição académica milenar, de origem religiosa, da cidade de Braga, desde os trajes académicos, as festividades do enterro da Gata e o primeiro de Dezembro, e as bibliotecas da cidade. Em 2012, o jornal The Times coloca Universidade do Minho entre as 400 melhores academias do mundo.
A partir de 13 de janeiro de 2016, tem o estatuto de fundação pública de direito privado. A Universidade passa a reger-se pelo direito privado, nomeadamente no que respeita à sua gestão financeira, patrimonial e do pessoal. Ao pessoal que atualmente trabalha na instituição “com relação jurídica de emprego público” está garantida a manutenção integral do seu estatuto jurídico, designadamente no que se refere à progressão na carreira. O governo determinou ainda que ao fim de um “período experimental de cinco anos” será feita uma “avaliação independente” da aplicação do regime fundacional mesmo. Em consequência desta avaliação, o Conselho Geral da Universidade “pode propor, justificadamente, o regresso da instituição ao regime não fundacional”. O executivo poderá decidir, no entanto, o regresso ao regime atual “durante o período experimental” se não se verificarem os “pressupostos que presidiram à adoção” do novo modelo.
Na edição de 2017 do Ranking de Xangai, a instituição ficou classificada no intervalo [401-500], sendo a quinta universidade portuguesa naquela classificação, após a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro e a Universidade de Coimbra.
SAIBA COMO ESTUDAR EM PORTUGAL COM AS SUAS NOTAS DO ENEM!
Como estudar em Portugal com as notas do ENEM? 48 UNIVERSIDADES!
As Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação são as unidades principais da Universidade, responsáveis pelo ensino e investigação associado às unidades de ensino. Encontram-se divididas por seis escolas e quatro institutos, e estes encontram-se ainda subdivididas por departamentos (trinta e um), conforme as áreas do “saber”. Existe ainda o departamento autónomo de arquitectura. Estas instituições são equivalentes às tradicionais faculdades portuguesas exceptuando que não possuem a gestão dos projectos de ensino.
- Escola de Arquitectura da Universidade do Minho
- Escola de Ciências da Universidade do Minho
- Escola de Engenharia da Universidade do Minho
- Instituto de Design
- Instituto de Educação da Universidade do Minho
- Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho
- Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
- Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
- Escola de Direito da Universidade do Minho
- Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho
- Escola de Psicologia da Universidade do Minho
- Escola de Superior de Enfermagem da Universidade do Minho
Unidades Orgânicas de Investigação
As Unidades Orgânicas de Investigação agrupam os Centros de Investigação independentes ou financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do governo português, espanhol e marroquino
- Ciências: Centro de Biologia Molecular e Ambiental, Centro de Física, Centro de Matemática, Centro de Química, Núcleo de Ciências da Terra, e Núcleo de Investigação Geológica, Ordenamento e Valorização de Recursos.
- Ciências da Saúde: Instituto de Ciências da Vida e da Saúde.
- Ciências Sociais: Centro de Investigação em Ciências Sociais, Centro em Rede de Investigação em Antropologia (com sede no ISCTE), Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
- Direito: Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos, e Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Locais.
- Economia e Gestão: Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas, Núcleo de Estudos em Gestão, Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais, Núcleo de Investigação em Economia Europeia, Internacional e Industrial, Núcleo de Investigação em Microeconomia Aplicada, e Núcleo de Investigação em Políticas Económicas.
- Educação: Centro de Investigação em Educação, e Centro de Estudos da Criança.
- Engenharia: Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics Research Group – integra o Laboratório Associado IBB, Centro Algoritmi, Centro de Ciências e Tecnologias da Computação, Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Centro de Engenharia Biológica – integra o Laboratório Associado IBB, Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais, Centro de Território, Ambiente e Construção, Centro Interdisciplinar de Tecnologias da Produção e da Energia, Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering, e Instituto de Polímeros e Compósitos – integra o Laboratório Associado I3N.
- Humanidades: Centro de Estudos Humanísticos.
- Psicologia: Centro de Investigação em Psicologia.
- Outros Centros de Investigação: Centro de Engenharia de Sistemas de Produção, Centro de Estudos de Direito, Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança, Centro de Investigação em Interfaces e Comportamento de Superfícies, Centro de Investigação em Promoção da Literacia e Bem-Estar da Criança, Núcleo de Investigação em Enfermagem, Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento, Núcleo de Investigação em Marketing e Estratégia, e Instituto de Estudos de Economia e Gestão.
Unidades Culturais
As Unidades Culturais promovem a cultura não só no meio académico como também para toda comunidade.
- Arquivo Distrital de Braga
- Biblioteca Pública de Braga
- Casa Museu de Monção
- Centro de Estudos Lusíadas
- Museu Nogueira da Silva
- Unidade de Educação de Adultos
- Unidade de Arqueologia de Braga
Unidades de Apoio e Serviços
As Unidades de Apoio e Serviços reúnem todas as entidades de serviços e apoio à comunidade académica. Desde as bibliotecas internas, apoio social, serviços técnicos, transportes, relações públicas, entre outros e mesmo outras
Bibliotecas internas
A Universidade do Minho tem duas Bibliotecas principais, uma em cada Campus, perfazendo um total de livros superior a meio milhão. A Biblioteca da UM é também depositária das publicações da ONU e do INE, Instituto Nacional de Estatística.
Além desta, existe em cada Departamento e Escola/Instituto uma biblioteca especializada em livros infantis e de crianças.
Dentro do edifício sede da Escola de Economia e Gestão está sediado um Centro de Informação da União Europeia.
Unidades Diferenciadas
As Unidades Diferenciadas distinguem-se das restantes unidades por resultarem de parcerias com entidades externas à Universidade.
- Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, parceria com a Câmara Municipal de Braga.
- Centro de Estudos Jurídicos do Minho, pareceria com a Associação Industrial do Minho, Município de Braga, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Associação de Municípios do Vale do Ave e a Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho.
- Fundação Carlos Lloyd Braga
- Fundação Martins Sarmento, parceria com o Ministério da Cultura, a Câmara Municipal de Guimarães, e a Sociedade Martins Sarmento.
- Instituto de Gestão e Administração Pública
- Instituto Confúcio, parceria com Hanban (Gabinete Nacional de Divulgação da Língua Chinesa no Mundo) e com a Universidade de Nankai, Tianjin.
- Orquestra de Câmara do Minho
- Existem ainda várias entidades em que a Universidade do Minho participa, tais como: Campurbis, Braga Digital, Quadrilátero Urbano, Centro de Computação Gráfica, BIC Minho, AvePark, CITEVE, IDITE-Minho, IEMinho, entre outros.
Instalações
As instalações da Universidade do Minho estão divididas pelas cidades de Braga e Guimarães. Na cidade de Braga está instalada a reitoria no Largo do Paço. Ainda nesta cidade a universidade possuiu o campus de Gualtar, Convento dos Congregados, excepto a basílica deste, edificio da Rua do Castelo, um edifico na rua do Forno (antigo SAS), edifícios na rua D. Pedro V (actual BA), complexo residencial de Santa Tecla e complexo residencial Lloyd Braga. Na cidade de Guimarães possuiu o campus de Azurém e o complexo residencial dos Combatentes.
Os cursos do Instituto de Educação, Escola de Psicologia, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Escola de Economia e Gestão, Escola Superior de Enfermagem, Escola de Medicina, Escola de Direito, Engenharia Informática, Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, e a maior parte dos cursos da Escola de Ciências e do Instituto de Ciências Sociais são leccionados em Braga, enquanto Arquitectura, Geografia, Estatística Aplicada e a maior parte dos cursos de Engenharia são leccionados em Guimarães.
Licenciaturas
- Escola de Ciências: Biologia Aplicada, Biologia e Geologia, Ciências do Ambiente, Geologia, Química, Bioquímica, Matemática, Estatística Aplicada, Ciências da Computação, Optometria e Ciências da Visão, Física;
- Escola de Economia e Gestão: Economia, Gestão, Ciência Política, Relações Internacionais, Negócios Internacionais, Administração Pública, Contabilidade e Marketing;
- Escola de Engenharia: Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Electrónica Industrial e Computadores, Engenharia Informática, Tecnologias e Sistemas de Informação da área de Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Biomédica, Engenharia de Comunicações, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, e Design e Marketing da Moda;
- Instituto de Ciências Sociais: Ciências da Comunicação, História, Sociologia, Arqueologia e Geografia;
- Instituto de Educação e Psicologia:Educação, Psicologia;
- Instituto de Letras e Ciências Humanas: Estudos Culturais, Música, Filosofia, Línguas Aplicadas, Estudos Portugueses e Lusófonos, Línguas e Culturas Orientais, Línguas e Literaturas Europeias – variante bilingue major Inglês e minor Alemão, Francês ou Espanhol, Línguas e Literaturas Europeias – variante bilingue major Português e minor Inglês, Alemão, Francês ou Espanhol, Línguas e Literaturas Europeias – variante Inglês monolingue;
- Instituto de Estudos da Criança: Educação Básica;
- Escola de Direito: Direito, Criminologia e Justiça Criminal;
- Escola de Ciências da Saúde: Medicina;
- Escola de Arquitectura: Arquitectura; Design de Produto
- Escola Superior de Enfermagem: Enfermagem
Todas as engenharias têm a particularidade de serem cursos de Mestrado Integrado, sendo que desde o ano passado, o curso de Engenharia Informática, também se tornara uma engenharia de Mestrado Integrado, ou seja, cursos de 5 anos.
A UM integra, entre outras, a rede Erasmus, o que permite receber alunos oriundos de toda a Europa para efectuarem estudos nesta Universidade.
Fonte: Wikipédia
Deixe um comentário