Está pensando em morar em Portugal? Saiba tudo sobre como é morar no Porto, desde educação e saúde até as opções de lazer.
A cidade de Porto
Muitos brasileiros quando se mudam para Portugal escolhem morar no Porto. É a segunda maior cidade do país, mas possui alguns cenários de cidade do interior. Fica ao Norte de Portugal e a cerca de 300km de Lisboa.
À primeira vista, a arquitetura da cidade impressiona os visitantes. É conhecida, antes de tudo, pelos seus vinhos. O famoso Vinho do Porto. Esta foi a cidade que deu nome ao país a que pertence. Tem origem em um povoado celta, pré-romano, que a batizou Portus Cale. Além disso, é a cidade que abriga o coração de D. Pedro.
Morar no porto é seguro?
Em primeiro lugar, Portugal é um dos países mais seguros do mundo. Sem dúvida, a segurança é um ponto importante para quem decide mudar de país. Porto é uma cidade bastante segura para se viver. A taxa de crimes é baixa.
Vale lembrar que é importante ficar atento aos seus pertences em locais mais turísticos. Mas, em geral, é uma cidade tranquila. Ainda que você passe pelos bairros mais antigos.
Com certeza, não se compara aos índices do Brasil. Muitos brasileiros que escolheram Porto, relatam a sensação de segurança que é caminhar pelas ruas da cidade. Mesmo à noite.
É provável que você encontre um nível maior de segurança em cidades menores. No entanto, há outros aspectos a considerar quando se decide mudar de país. Tais como: saúde, educação, trabalho. E, por ser uma cidade maior, Porto oferece também condições compatíveis. É isso que você vai ver agora.
Como é a educação e a saúde no Porto?
Entre as melhores universidades do mundo, sete são portuguesas, de acordo com o QS World University Rankings, de 2019. A Universidade do Porto é uma delas.
Existe ensino gratuito em Portugal a nível básico. No entanto, os pais, na maioria das vezes, precisam arcar com alguns custos, como materiais. Há diversas escolas e jardins de infância, públicos e privados, na cidade de Porto. Desde o ensino primário, passando pelo básico até o secundário.
Já o ensino superior é pago, mesmo nas universidades públicas. Mas possível adquirir algum tipo de bolsa de estudos. E a melhor forma de estudantes brasileiros ingressarem costuma ser pelo Enem.
Neste texto do blog, você pode conferir tudo sobre faculdade em Portugal.
A cidade conta com duas bibliotecas municipais. A Biblioteca Pública Municipal do Porto e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Saúde
Em relação à saúde, há vários hospitais, públicos e privados, no Porto. Certamente é um ponto bastante relevante na hora de escolher uma cidade. Ou melhor, um país.
Vale lembrar que a saúde pública em Portugal não é gratuita como no Brasil. No entanto, é possível inscrever-se no Sistema Nacional de Saúde e pagar um custo menor em consultas ou exames nos centros de saúde. Estes seriam os postos no Brasil.
O sistema de saúde em Portugal é de qualidade e costuma funcionar muito bem. Não é diferente na cidade de Porto. Na saúde privada, os valores tendem a ser mais elevados. Mas também é possível fazer um plano de saúde.
Conforme o “Ranking Web of World Hospitals“, o Centro Hospitalar de Porto está entre os 10 melhores hospitais do país.
Entenda aqui como funciona o acesso à saúde pública em Portugal.
Oportunidades de trabalho para quem quer morar no Porto
É a região que mais contribui para exportações nacionais. E a única que realiza mais exportação que importação. É uma cidade portuária. Nela situam-se a maioria das pequenas, médias e grandes empresas do país.
Assim, a cidade possui diversas oportunidades de trabalho. Não só o município de Porto, mas também os seus arredores. Muitas vagas de emprego são anunciadas on-line. Por isso, vale acompanhar esse tipo de site em Portugal e manter o currículo atualizado.
Os setores que mais se destacam em Porto são:
- Marketing;
- Economia;
- Administração;
- Tecnologia da Informação; e
- Turismo.
Há também os setores de serviço e comércio. E o turismo também oferece oportunidades. O salário vai variar de acordo com a área e o cargo. O salário mínimo do país, em 2022, é de 705€. Vale lembrar que sempre depende da qualificação e do cargo, mas geralmente esse é o valor pago.
Morar no Porto: qualidade de vida e opções de lazer
A cidade do Porto oferece, de fato, qualidade de vida. É um local seguro e as redes de ensino e de saúde são boas. O transporte público também é bastante eficiente. Além disso, é possível encontrar lazer e há muitas atrações turísticas e culturais.
Apesar de ser uma grande cidade, proporciona contato com o meio ambiente por meio de rios, praias e parques. O custo de vida é algo que vai depender também de como vai viver. Mas pode-se dizer que é mais alto em relação a cidades do interior e reduzido se comparado à Lisboa.
O que você não pode perder de vista é o seu objetivo ao se mudar. Então, deve lembrar que uma cidade maior, que oferece mais opções de trabalho, de lazer e de saúde, por exemplo, tem um custo mais elevado — alimentação, aluguel, lazer etc. Nas cidades menores, o custo é reduzido, porém as ofertas — seja de emprego, seja de lazer ou outro — também tendem a ser menores.
Por ser uma cidade turística não faltam alternativas para escolher um lazer. A princípio, uma caminhada pela cidade já será um passeio. E são mais de 10 mil eventos anuais. Entre eles: concertos, teatros e exposições.
Pontos turísticos
Existem diversos pontos turísticos na cidade. Se você gosta de ir a um café daqueles antigos e bonitos, sem dúvida, terá de conhecer o Café Majestic. É considerado um dos cafés mais belos do mundo. Ele foi fundado em 1921. Nele você verá a história do Porto dos anos 20.
Para aqueles que apreciam um momento com a natureza ou gostam de um piquenique de domingo, a cidade oferece várias opções. Tais como o Jardim do Palácio de Cristal e o Parque da Cidade. Este último conta com um grande espaço verde, lagos e animais. E ainda campo de futebol.
Se você aprecie lugares mais urbanos pode visitar a Livraria Lello, a Casa da Música, bem como o Palácio da Bolsa de Porto. Esse é um dos edifícios mais bonitos da cidade. A entrada é paga e você tem um guia durante a visita.
Há também, uma das mais belas edificações religiosas da cidade, a Igreja das Carmelitas do século VII e Igreja do Carmo. A primeira possui um estilo mais clássico; enquanto a segunda, o estilo barroco português.
A cidade do Coração de D. Pedro I
A Igreja da Lapa, no Porto, guarda o coração de D. Pedro IV de Portugal. Conhecido como D. Pedro I, no Brasil. Conforme o desejo manifestado em testamento, seu coração ficou, literalmente, na cidade de Porto. O órgão está depositado em um recipiente e guardado a cinco chaves.
Ele ficou exposto durante dois dias no Salão Nobre da Irmandade da Lapa, em agosto de 2022. Logo depois, foi levado a capital do Brasil, para as comemorações do bicentenário da independência, onde ficou até 7 de setembro. Em seguida, no outro dia, retornou ao seu lugar na Igreja da Lapa.
Para quem é recomendado morar no Porto?
Se você chegou até aqui é porque já viu praticamente tudo que a cidade pode oferecer. Por ser a segunda maior cidade e receber muitas turistas, é uma cidade ideal para quem procura trabalhar em Portugal e ter diversas opções de passeio.
Não é como o ritmo de Lisboa, mas também está longe de ser pacata como uma cidade de interior. É para quem procura qualidade de vida, trabalho e lazer. Sem deixar de lado segurança e saúde.
É uma cidade para quem gosta de um grande centro urbano. No entanto, é para quem aprecia uma caminhada na praia ou um momento em meio à natureza. Seja após um dia de trabalho, seja nos fins de semana. Porto possibilita uma vida urbana intensa e, ao mesmo tempo, contato diário com a natureza para aprecia.
Conclusão
O que achou dessa cidade? Já está pensando em tirar a sua cidadania portuguesa? Então, entre em contato conosco para saber mais informações.
Deixe um comentário