Estudantes brasileiros em Portugal são maioria entre estrangeiros. Entenda como conseguir o visto para estudante.
De acordo com dados divulgados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) – órgão equivalente ao MEC no Brasil – o número de brasileiros já é o maior entre os estudantes estrangeiros matriculados em Portugal: a cada 10 estudantes de diferentes nacionalidades, quatro são brasileiros. Ao todo, quase 20 mil alunos brasileiros cursam ensino superior no país; uma possibilidade facilitada por algumas universidades, que passaram a aceitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em seus processos seletivos.
É preciso visto de estudante para Portugal?
Tendo em vista a legalidade, caso o estudante não tenha nacionalidade portuguesa e seu curso tenha duração superior a três meses, sim, existe a necessidade de visto. Além de ser uma exigência do governo, as universidades não aceitam o ingresso de alunos que estejam de maneira ilegal no país.
Existem dois tipos de visto para estudantes, o visto temporário – para aqueles que realizarão atividades com duração de até 12 meses – e o visto de residência, voltado aos que farão cursos com duração a partir de um ano. A escolha vai depender dos objetivos traçados por estes cidadãos.
Para mais informações sobre os documentos necessários, valores e como obter o visto de estudante, confira este artigo publicado em nosso blog – https://lnkd.in/dgXW2uuE . A DNA Cidadania terá um imenso prazer em te ajudar nessa jornada.
Deixe um comentário