Como funciona a bolsa de valores em Portugal?
A Euronext é a Bolsa de valores em Portugal, resultado de uma fusão das Bolsas de Paris, Bruxelas, Dublin, Oslo, Amsterdam e Lisboa, bem como o mercado de derivados londrinos. Em Lisboa, ela recebe o nome de EURONEXTLIS.
A Euronext em Portugal oferece às empresas e aos investidores, soluções únicas de financiamento e investimento, ligando a economia portuguesa ao mercado global de capitais. A Euronext é hoje considerada a maior bolsa de valores da Europa continental!
A Euronext opera mercados regulamentados de ações e derivados e é o maior centro de cotações de dívida e fundos do mundo.
Sua gama de produtos inclui ações, fundos negociados em bolsa, garantias e certificados, títulos, derivativos, commodities e índices, bem como uma plataforma de negociação em moeda estrangeira .
A Euronext também fornece tecnologia e serviços geridos a terceiros. Para além do seu principal mercado regulamentado, opera a Euronext Growth e Euronext Access, proporcionando acesso à cotação para pequenas e médias empresas. A Euronext oferece serviços de custódia e liquidação através de depositários centrais de valores mobiliários (CSD) na Dinamarca, Itália, Noruega e Portugal.
Origens da Bolsa portuguesa
As suas origens remontam à fundação da Bolsa de Valores de Amsterdã em 1602 pela Companhia Holandesa das Índias Orientais, a Euronext foi fundada em 2000 pela fusão das bolsas de Amsterdã, Paris e Bruxelas.
A Euronext cresceu desenvolvendo serviços e adquirindo bolsas adicionais e, após ser fundida com a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) de 2007 a 2014 como NYSE Euronext, foi desmembrada para ser mais uma vez uma bolsa europeia autônoma.
Desde o seu IPO em 2014, a Euronext expandiu sua presença na Europa e diversificou seus fluxos de receita, adquirindo FastMatch (agora Euronext FX), um FX globaloperador de mercado à vista, em 2017, a Bolsa de Valores da Irlanda em 2018 (agora Euronext Dublin), Oslo Børs VPS, o proprietário da bolsa de valores norueguesa, em 2019, e o Grupo Borsa Italiana, proprietário das ações italianas câmbio , em 2021.
A bolsa de valores não é mais do que um grande mercado, onde se compram e vendem “coisas”, os chamados activos.
Acções, obrigações e matérias-primas são alguns dos exemplos disponíveis. E para comprar um activo é apenas preciso que se encontre alguém que o queira vender pelo preço que estamos dispostos a pagar.
Por regra, a transacção não se faz directamente entre vendedor e comprador. Normalmente os negócios são concretizados através de intermediários, que trata de todo o processo até que a operação seja realizada.
Na verdade, o cliente tem apenas de se preocupar em “escolher” o produto e decidir qual o investimento que quer fazer.
E o intermediário trata do resto. O mesmo se aplica a quem quer vender. É preciso apenas que avise o intermediário o que quer alienar e o valor.
Dentre as mais de 50 empresas que operam na Euronext Lisboa, estão muitas empresas portuguesas de destaque como a EDP, GALP, Jerónimo Martins, Navigator, REN, Sonae, Millennium BCP, NOS e CTT.
Se deseja começar a investir na compra e venda de ações na bolsa de valores de Portugal, deve fazer através de um agente ou corretor, mediante comissão.
Se quiser acompanhar a bolsa de valores de Portugal e gerenciar a cotação da sua carteira, você pode acompanhar no site da Euronext Lisboa.
Deixe um comentário