ESTA: portugueses nos Estados Unidos

Você sabe o que é ESTA? Se você possui cidadania portuguesa e quer viajar para os Estados Unidos da América, então você vai precisar tirar o seu ESTA. Saiba o que fazer lendo este artigo.

O QUE É O ESTA?

 

O ESTA significa Electronic System for Travel Authorization, ou Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem em português. Nada mais é que uma autorização eletrônica de viagem para os Estados Unidos.

Ele não é um visto comum, é uma autorização.

Muitos países, como o Brasil, precisam de visto para entrar nos Estados Unidos. Outros, apenas precisam dessa autorização. Ou seja, quem puder retirar a autorização fica isento do visto e você, brasileiro com nacionalidade portuguesa, pode tirar o ESTA.

O ESTA está em vigor desde 12 Janeiro de 2009. Assim, qualquer pessoa com isenção de visto precisa ter a autorização aprovada para entrar nos EUA.

 

QUAL É O OBJETIVO?

 

O ESTA surgiu com o objetivo de diminuir as filas de embaixadas ao redor do mundo, fortalecer a política externa com demais países e evitar a entrada de  terroristas e criminosos em solo americano. Dessa forma, a autorização garante mais segurança no controle migratório.

 

PARA QUEM É O ESTA?

 

Ele é diferente do visto, no qual você precisa apresentar uma série de informações e cumprir alguns requisitos. O ESTA é uma autorização eletrônica. 

Os Estados Unidos da América tem um programa de parceria com alguns países e por isso não se exige o visto desses países parceiros.  Ao todo são 40 países, dos quais Portugal faz parte. São eles: 

 

Andorra Eslováquia Irlanda Noruega
Alemanha Eslovênia Itália Polônia
Austrália Espanha Japão Portugal
Áustria Estônia Letônia Reino Unido
Bélgica Finlândia Liechtenstein República Checa
Brunei França Lituânia San Marino
Chile Grécia Luxemburgo Singapura
Croácia Holanda Malta Suécia
Coréia do Sul Hungria Mônaco Suíça
Dinamarca Islândia Nova Zelândia Taiwan

 

Portanto, se você tiver cidadania portuguesa ou de qualquer outro país da lista, pode solicitar o ESTA.

 

BRASILEIRO PODE USAR O ESTA?

 

O Brasil não está incluso no programa, sendo assim, apenas brasileiros com dupla cidadania dos 40 países podem usar o ESTA para viajar aos Estados Unidos. 

 

COMO FUNCIONA O ESTA PARA OS ESTADOS UNIDOS?

 

O ESTA serve para viagens de turismo, de estudos e de negócios, podendo o viajante desenvolver atividades de negócios e trabalhos dentro do território americano com prazo máximo de 90 dias.

A autorização pode ser solicitada para uma pessoa ou para um grupo de pessoas, desde que todas elas sejam originárias de algum dos 40 países do programa.

É altamente recomendado um seguro de viagem para uma eventual emergência porque o custo do sistema de saúde americano é bastante alto.

Com o seu ESTA autorizado e o passaporte em mãos ao chegar nos Estados Unidos, o viajante ainda passará por um interrogatório individual feito pelos agentes do Sistema de Imigração dos aeroportos. Portanto, o viajante deve portar as passagens de ida e volta para comprovar a permanência dentro dos 90 dias.

A autorização pode ser requisitada online no site oficial do ESTA. Para isso, basta preencher os dados solicitados e pagar uma taxa de U$14. O pagamento pode ser feito com cartão MasterCard, Visa, American Express ou Discover. Vale lembrar também que é fundamental ter e-mail, número de telefone e endereço atualizados.

 

QUAL É O TEMPO DE VALIDADE?

 

O tempo de validade é de 24 meses a partir da data de aprovação ou até a data de validade do passaporte.

Durante esses dois anos de validade, o viajante pode viajar pelo país americano várias vezes.

A visita aos Estados Unidos tem duração máxima de 90 dias. Ou seja, o viajante pode ficar no máximo 90 dias em cada visita.

O limite de 90 dias começa a contar quando o viajante chega aos Estados Unidos.

 

EM QUANTO TEMPO FICA PRONTO?

 

Tirar o ESTA é muito rápido. É mais rápido e mais fácil do que um visto comum. O tempo mínimo para solicitar a autorização é de 72 horas e o tempo de confirmação é de 48 horas. Porém, considere solicitar com antecedência, pois, caso seja reprovado, terá que tirar um visto de viagem, o que pode demorar mais.

 

EM QUE CASOS O VISTO AMERICANO É NECESSÁRIO?

 

O visto é para qualquer atividade que tenha duração maior do que 90 dias, mesmo sendo um cidadão português.

É necessário para moradia, trabalho e estudos de longa duração, como: escola, faculdade, mestrado, doutorado ou qualquer outro curso extenso.

O visto também é obrigatório para quem tem antecedentes criminais.

Quem já teve um visto negado não pode usar o ESTA, por isso, terá que tirar um visto.

 

COMO TIRAR O VISTO PARA OS ESTADOS UNIDOS?

 

Caso você precise tirar o visto americano para viajar à terra do Mickey, deverá seguir estes passos:

 

  • Preencher o formulário DS-160.

O formulário está disponível no site oficial e deve ser preenchido em inglês com dados reais e atualizados. Há tradução para o português, o que ajuda quem não tem domínio total da língua.

 

  • Pague a taxa e marque agendamento.

O pagamento custa U$160 e deve ser feito com cartão de crédito internacional. Depois de pagar a taxa, o agendamento da entrevista pode ser feito online e escolher uma das cidades disponíveis.

 

  • CASV e entrevista

Na data da entrevista, ir ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para fazer a entrevista portando o passaporte, a página de confirmação impressa do formulário D-160 e para fazer a coleta da biometria.

 

  • Visto processado e entregue

Se o visto foi aprovado, você vai receber um e-mail. Geralmente, ele fica pronto em até 10 dias úteis. Você pode pegá-lo no CASV ou recebê-lo em casa por correspondência.

 

Você brasileiro com cidadania portuguesa já tirou o seu ESTA? Conta pra gente nos comentários!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *