Já conhece o sul de Portugal? Saiba tudo sobre morar no Algarve, desde segurança e saúde até emprego, turismo e lazer.
A região do Algarve
O Algarve é o destino mais querido dos europeus — e de muitas pessoas ao redor do mundo —, quando se fala em férias de verão. Antes de tudo, o sul de Portugal, onde se localiza o Algarve, é uma das regiões mais bonitas e turísticas do país.
Imagine praias de águas claras, areia dourada, falésias, grutas e sol na maioria dos dias do ano. Assim é o Algarve. Não à toa, recebe tantos visitantes, ainda mais na alta temporada. Essa região é composta por 16 cidades: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro (capital), Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
As temperaturas médias giram em torno de 8º a 31º, durante o ano. Além disso, a água costuma ser mais quente em relação a de outras praias do país. Ainda que seja uma região turística, oferece qualidade de vida e tranquilidade. Nesse sentido, você pode encontrar entre as cidades do Algarve não só um lugar para visitar, mas também para morar.
O Algarve é uma região muito rica de Portugal. Além das belezas naturais, conta com grandes apartamentos e mansões. Por isso, apresenta um custo mais elevado que outras áreas, como o interior do país. Tem muito lazer e tranquilidade. Mas pode ser também a oportunidade de investir em um negócio ou estudar perto da praia.
Como é a segurança no Algarve?
Não é demais lembrar que Portugal está entre os seis países mais seguros do mundo. De acordo com o Global Peace Index 2022, o país lusitano ocupa o sexto lugar. Dessa forma, além da beleza e da qualidade de vida, o Algarve também se destaca na segurança.
Em outubro de 2022, foi anunciado um reforço na esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) para o Algarve. Uma previsão de 60 novos agentes, a fim de atender não só a região, mas também cuidar da segurança dos aeroportos. Com o objetivo de que o Algarve seja cada vez mais seguro para quem ali mora, visita, trabalha ou estuda.
Aliás, no último verão, o Algarve já contou com um reforço das Forças e Serviços de Segurança e Proteção Civil. E, além disso, as autoridades responsáveis pela região anunciaram novas medidas — mudanças na infraestrutura, uso de equipamentos etc. —, a fim de fortalecer a segurança. Por fim, o investimento total gira em torno de mais de 600 milhões de euros, até 2026.
Saúde e educação no Algarve
Assim como a segurança, a saúde e a educação também são destaque em Portugal. No entanto, uma das coisas que não só o Algarve, mas o país tem enfrentado é a falta de médicos de família.
Saiba como acessar a saúde pública em Portugal.
Essa falta de profissionais tem maior impacto em lugares maiores, como é o caso de Faro — capital do Algarve. Mas, a partir de 2018, a administração local já começou a investir mais em médicos de família. Com a finalidade de melhorar o atendimento, ainda mais em relação ao tempo de espera.
Nesse sentido, os municípios de pequeno porte da região tendem a funcionar melhor.
No entanto, há vários hospitais que realizam um bom trabalho na região do Algarve. Tanto públicos quanto privados. Os cinco principais são:
- Centro Hospitalar Universitário do Algarve;
- Hospital de Portimão;
- Hospital de Lagos;
- Hospital Particular do Algarve – Gambelas;
- Hospital Particular do Algarve – Alvor.
O Centro Hospitalar Universitário de Algarve localiza-se na capital e é um dos melhores da região. O de Portimão é um dos maiores e atende muito bem a população local nos cuidados médicos gerais e emergências. Ainda que não seja focado em atendimento especializado.
Além disso, há diversas clínicas (centros de saúde), onde você pode agendar consultas e realizar exames rotineiros. Vale lembrar que você também pode ainda fazer isso por meio de um seguro de saúde, pelo qual ficará amparado — ainda que participe financeiramente da consulta.
Já pensou em estudar no Algarve?
Universidade do Algarve, uma ótima opção para estudos para quem opta por morar no Algarve.Talvez você logo pense no Algarve como um local tão somente de férias, no entanto esse também é um destino muito sonhado por estudantes. A cidade de Faro é a morada de muitos universitários de diversas partes do mundo. Inclusive, a Universidade do Algarve (UAlg) fica na capital e foi uma das primeiras a aceitar brasileiros com a nota do Enem.
Ela oferece tanto curso superior como politécnico e é considerada a 7ª melhor universidade do país. Além disso, conta com pós-graduação, mestrado e doutorado. A UAlg possui três campi:
- Penha, no centro de Faro;
- Gambelas, também em Faro, próximo do aeroporto; e
- Portimão, na cidade de mesmo nome.
Além disso, está entre as 100 melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021. Com destaque para a área de turismo e hotelaria.
A Universidade do Algarve integra também este ranking nas seguintes áreas: Oceanografia, Ecologia, Ciências da Terra, Ciências Agrárias. Bem como Farmácia e Ciências Farmacêuticas. Mas, vale lembrar, que possui uma ampla oferta de cursos em muitas outras áreas:
- Artes, Comunicação e Património
- Ciências e Tecnologias da Saúde
- Economia, Gestão e Turismo
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e da Educação
- Engenharias e Tecnologias
Em Faro, você também encontra ensino superior técnico na Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve — a ETIC Algarve. Uma ótima opção se você procura cursos nas áreas do digital, bem como em comunicação e artes.
Se acaso você deseja estudar no Algarve, vale a pena conhecer a UAlg. Ainda mais se você não só gosta de uma cidade turística, mas também quer estudar turismo. Por isso, conheça aqui como você pode ingressar em uma faculdade portuguesa.
Oportunidade de emprego para quem quer morar no Algarve
Em primeiro lugar, você deve lembrar que essa é uma região muito turística. Portanto, o turismo é a principal atividade econômica. Sendo assim, a maioria das oportunidades de emprego no Algarve se concentram nos hotéis, resorts e restaurantes. Bem como nas lojas ou empresas relacionadas ao turismo.
Ainda que o salário seja um pouco menor, se comparado a outros lugares, grande parte do rendimento da população vem de gorjetas, e não de contrato ou salário fixo. O que está de acordo com a realidade da região, que é a demanda de mais pessoas trabalhando em lugares como restaurantes, na época da temporada.
Aliás, saber o inglês básico ou outros idiomas, como espanhol e francês contam muito nessa hora. Sem dúvida, toda a região é impactada, de certa forma, pelo turismo. Como você pôde ver, algumas escolas do Algarve dedicam-se a formar profissionais para atuarem no mercado de trabalho turístico da região.
Dessa forma, se você procura um emprego em uma multinacional, por exemplo, esse não é o lugar ideal. Ao contrário de cidades como Porto ou Lisboa, onde há muito mais indústrias e oportunidades nesse sentido.
A cidade de Faro conta ainda com a vantagem da localização da Universidade do Algarve, o que contribui para que a economia seja um pouco mais forte durante o ano todo.
Além disso, existem as pessoas que desejam investir em um negócio próprio ou trabalhar de forma remota. Essas também são ótimas opções de trabalho para quem deseja morar na região.
Morar no Algarve: qualidade de vida e opções de lazer
Com certeza, qualidade de vida e lazer não faltam no Algarve. Apesar de ser turística, é uma cidade tranquila — não tem a agitação das metrópoles. A vida na região é compatível com o local, por isso segurança, saúde e educação tem ótimas referências. No entanto, as ofertas de emprego são mais escassas quando não se trata de turismo.
A qualidade de vida e as belas paisagens são, em primeiro lugar, o que mais atraem moradores para a região. Das cidades do Algarve, Faro é a que mais se aproxima de uma “cidade grande”. Ela tem ótima infraestrutura e, por abrigar a UAlg e o aeroporto, conta com um movimento maior. Ademais, no verão aumentam as opções de lazer. Além do Museu Municipal, das galerias, do teatro e do cinema, a cidade apresenta diversos festivais.
Já a cidade de Lagos é conhecida pelas mais lindas praias da região. A Praia da Dona Ana é considerada a mais bonita, são várias rochas que se estendem até o mar. Uma paisagem espetacular! Você também se maravilha com a Praia do Camilo, a Praia da Marinha e muitas outras. São lugares onde você vai encontrar muitas rochas, falésias e penhascos — o que torna a maioria das praias ainda mais belas.
Conheça mais sobre as praias de Portugal e como chegar até elas.
Gruta de Benagil
Em Portimão, encontra-se a Gruta de Benagil. Um dos principais pontos turísticos do Algarve. Ele fica na praia de mesmo nome. É uma formação natural consequência de anos de erosão do mar em rochas calcárias. Elas se modificam, com o passar do tempo, e alteram a paisagem, tornando-se belezas naturais.
Ainda que as praias sejam o chamativo principal, a região conta com diversas outras opções como trilhas, spas, campos de golfe, museus e centros históricos. Além disso, existem as tradições regionais, por isso você poderá encontrar festivais e feiras em épocas de alta temporada. Tais como a Feira do vinho de Lagoa e a Feira medieval no castelo de Silves, por exemplo.
Custo de vida no Algarve
O custo de vida varia de acordo com a cidade e o seu estilo de vida. Não é uma região barata, ao contrário, apresenta imóveis com o metro quadrado mais caro do país. Quem decide alugar ou comprar um imóvel para morar no Algarve precisa avaliar a sua necessidade — solteiro, casado, com filhos, aposentado etc.
Você vai encontrar desde apartamentos para uma pessoa até mansões. Em Faro, um apartamento de um quarto gira em torno de 700€, enquanto em Silves, 600€. Essa é uma pequena cidade, mas com grande importância histórica. Tem cerca de 6 mil habitantes e é uma das menos turísticas e mais baratas da região.
Em qualquer cidade do Algarve, você encontra qualidade de vida. Inclusive, também nas vilas e aldeias da região. Lembrando que as menores podem contar com mais eficácia na saúde e menor custo, porém oferecem uma vida menos agitada e com oportunidades mais restritas de estudo e trabalho.
Sem dúvida, deve-se considerar que quanto mais próximo do mar – e também no verão – os preços são mais altos.
Para quem é recomendado morar no Algarve?
O Algarve é uma região que possui várias mansões de luxo, mas que também oferece cidades e vilas com condições mais simples. E isso sem abrir mão de boa saúde, segurança e educação.
Se você pensa em morar no Algarve, está diante de várias opções. Você vai escolher a cidade que mais se encaixa no seu perfil. As famílias e os jovens que procuram trabalho podem preferir Portimão ou Albufeira. Já os estudantes costumam escolher Faro.
Além disso, o Algarve foi eleito o melhor lugar para viver a aposentadoria. Por isso, para os aposentados que recebem uma renda garantida, esse é o lugar perfeito. Lagos é uma das opções que atrai os aposentados, por ser menor e mais tranquila. Além de contar com muitas belezas naturais.
Por fim, se você deseja morar no Algarve e procura alternativas mais econômicas, vale conhecer Silves e Quarteira. Não vão faltar opções para você encontrar o seu próximo destino ou quem sabe a próxima morada nessa região belíssima.
Já está planejando sua ida para Portugal? Saiba como tirar a sua cidadania portuguesa. Entre em contato conosco. Já contamos com mais de 1100 famílias atendidas!
Deixe um comentário