Música de Portugal: as mais tradicionais e as mais tocadas

Descubra como é a música de Portugal, conheça os estilos mais tradicionais, os mais tocados e saiba quem são os artistas contemporâneos.

Você é daqueles que aprecia uma boa música? Prefere os estilos mais tradicionais ou gosta dos novos hits que surgem a cada momento? Neste texto, você vai conhecer um pouco da história da música portuguesa, da mais tradicional à contemporânea.

Como é a música de Portugal?

Assim como a gastronomia e os costumes, a música também é um elemento cultural do país. Em Portugal, o Fado é o gênero musical que mais representa o que chamamos de tradição portuguesa. Ainda que hoje já não seja o estilo mais ouvido, não se pode negar que é parte da cultura do país.

Fado vem do latim fatum, que quer dizer destino. Esse é um estilo que transmite as emoções e as lamentações de um povo. A sua saudade e melancolia, os seus amores e a sua vivência no campo, por exemplo. Acredita-se que esse gênero musical tenha surgido em Lisboa, cidade onde nasceu também — tempos depois — a voz mais aclamada do fado português: Amália Rodrigues.

Sem dúvida, atualmente, é um estilo mais ouvido e apreciado por pessoas de mais idade. No entanto, é comum encontrar “Casas de Fado” ou restaurantes que realizam eventos com a presença de fadistas (cantores de fado).

Outro gênero que marca a cultura portuguesa é o Pimba. Ao contrário do fado, que carrega um tom sentimental, o pimba é um estilo animado que induz à dança. Além disso, demonstra um lado mais descontraído e irônico da música portuguesa.

A saber, tamanha era a força do fado que chegou a ser o único estilo musical tocado na primeira rádio de Portugal. Contudo, a música portuguesa não se reduz a estes dois gêneros acima — apesar de serem os que representam a identidade do país. Com o tempo, muitos outros estilos e ritmos, bem como novas personalidades e vozes se destacaram no país luso.

Música de Portugal: estilos mais tradicionais

Fado

O fado é uma das principais músicas de Portugal
O Fado, 191 — José Malhoa. Fonte: Museu do Fado.

Entre os estilos mais tradicionais, o fado está em primeiro lugar. E não poderia ser diferente! Foi esse o estilo musical que fez Portugal ser conhecido para além de suas fronteiras. Podemos afirmar que é, de fato, parte da cultura. Em 2011, o Fado recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O fado é cantado por uma pessoa, o fadista. De forma poética, ele declama sentimentos profundos, como perda, ciúmes, paixão e sofrimento. Além disso, é acompanhado apenas por um violão, a chamada guitarra portuguesa — denominada viola entre os fadistas.

De acordo com o Museu do Fado, o gênero nasceu como expressão musical no contexto popular de Lisboa, por volta dos anos 1800. Por isso, os temas das canções eram cotidianos e sentimentais. Um dos nomes mais conhecidos e importantes do Fado é Amália Rodrigues. Através de sua voz é que tal estilo se torna conhecido internacionalmente e se consagra como um ícone da cultura portuguesa.

Também outros nomes, como Ercília Costa, Berta Cardoso, Martinho d’Assunção e João da Mata contribuíram para a sua expansão. Aliás, ainda hoje, fadistas contemporâneos compõem e interpretam o fado, preservando assim a tradição do grande gênero musical português.

Pimba

O Pimba é outro estilo musical da cultura popular portuguesa. As músicas têm uma característica bastante animada, a fim de fazer o ouvinte dançar. Mas não só isso, elas descrevem sentimentos e casos amorosos, muitas vezes por meio de comparações e letras sugestivas.

A música pimba tem, de certa forma, um caráter mais comercial — até pelo seu ritmo envolvente que fica na cabeça de quem ouve. Sua popularidade cresceu sobretudo com os programas de entretenimento da televisão portuguesa.

Quim Barreiros é um dos nomes mais representativos do gênero, em 1980 já se destacava com músicas nesse estilo. Mas há também muitos outros, como Ágata, Emanuel, José Malhoa, Maria Lisboa, Nel Monteiro e Mónica Sintra.

Costuma-se ouvir o pimba longe dos grandes centros urbanos — nos vilarejos. Em celebrações típicas ou tradicionais de Portugal, como nas “festas de aldeias” e na “Queima de Fitas”.

Cante Alentejano

Outro gênero musical que faz parte da tradição portuguesa é o Cante Alentejano. Sua origem se dá no contexto rural do Baixo Alentejo. Assim como o fado, foi proclamado pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, em 2014.

As duas principais características do gênero é que ele é executado em coral e sem qualquer instrumento. No cante alentejano, cada pessoa tem a sua função, o seu tom de voz e a sua hora de entrar na música. De acordo com a Comissão Nacional da Unesco, o repertório é constituído por melodias e poesia oral, as famosas “modas”.

Entre os temas mais abordados estão a vida rural, a natureza, o amor, a maternidade e a religião. Mudanças no contexto cultural e social também aparecem nas letras. Além disso, tão forte é a tradição que tais canções são transmitidas de pai para filho. Não à toa, são carregadas de sentido e de história.

Por fim, o cante alentejano possui outras características, como repetições e pausas, que dão a ele um tom mais monótono. Alguns grupos ainda cultivam esse gênero musical para eventos ou apresentações.

Sem dúvida, não se tem mais a espontaneidade de quando surgiu, mas essa é uma forma de preservar e dar a conhecer às novas gerações um elemento musical que faz parte da cultura portuguesa.

Os artistas contemporâneos da música de Portugal

O Fado ainda está vivo: principais nomes

Um dos principais nomes do fado atualmente é Mariza. Ela nasceu na atual capital de Moçambique e mudou-se com a família para Lisboa com apenas 3 anos de idade. Desde criança foi amante do fado — por influência do pai. Além disso, o bairro no qual vivia — Mouraria — era o berço desse gênero musical, e muitos fadistas frequentavam o restaurante de seu pai.

Hoje ela é uma das porta-vozes do fado, com duas indicações ao Grammy Latino. E ainda que tal estilo não seja o mais ouvido atualmente, existem diversos outros fadistas contemporâneos. Entre eles: Ana Moura, Mafalda Arnauth, Joana Amendoeira, Katia Guerreiro, Cuca Roseta, Raquel Tavares e Ana Marta.

Hip Hop e Rap estão entre os gêneros musicais mais ouvidos

De acordo com as rádios e as plataformas de streamings, o hip hop e o rap estão entre os estilos mais ouvidos da música de Portugal. Uma gíria popular do movimento do hip hop em Portugal fez com que esse gênero musical ficasse conhecido no país como Hip Hop Tuga. Por volta da década de 80 e 90, os primeiros cantores desse estilo começaram a surgir no país.

Alguns nomes pioneiros do movimento, em Portugal, foram Black Company, General D. e Boss AC. A ascensão desse estilo no país luso também teve influência de imigrantes africanos que vinham dos países colonizados por Portugal. Boss AC, por exemplo, é de origem cabo-verdiana.

Atualmente, entre os artistas de rap hip hop mais ouvidos em 2022, conforme lista divulgada pelo Spotify, estão Dillaz, Julinho KSD, Plutónio, Wet Bed Gang, Piruka, Bispo e ProfJam. Por 3 anos consecutivos, Wet Bed Gang ocupou o primeiro lugar (2018-2020). Depois, em 2021, Julinho KSD assumiu o topo.

Pop: um estilo musical que tem crescido em Portugal

O pop português é um estilo que também está em ascensão. Se a percentagem de músicas nacionais ouvidas têm de fato crescido, muito contribuiu para isso o pop, sobretudo na voz de Ivandro — o artista português mais ouvido no Spotify em Portugal no ano de 2022. Principalmente com as músicas “Moça” e “Lua”.

Outros cantores, como Barbara AlmeidaSalvador Sobral, Bárbara Tinoco, Aurea, Diogo Piçarra, David Carreira, Pedro Gonçalves e Carolina de Deus também se destacam no pop português atualmente. Os dois primeiros, junto com Ivandro, estão entre os artistas nacionais mais ouvidos do gênero.

Alguns deles já fizeram duetos, como Bárbara Bandeira e Ivandro, na música “Como Tu”. E esse artista de origem angolana também lançou, em 2022, uma música junto com a artista pop brasileira Iza, “Mó Paz”.

Conclusão

Sem dúvida, há uma ascensão de artistas na música portuguesa, sobretudo nos gêneros hip hop, rap e pop. Os estilos mais ouvidos atualmente no país. Além disso, é interessante notar como a música de cada época revela o ambiente cultural no qual o país se encontra.

Se você gosta não só da música de Portugal, mas da gastronomia, das praias e do país como um todo, já pensou em tirar cidadania portuguesa? Saiba como se dá esse processo, entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Mais de 1100 famílias já foram atendidas e estão com a sua cidadania em mãos.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *