Ponte Luis I – Porto: História & Fotos!

Ponte de D. Luís – 1879 – Gustave Eiffel apresenta um projecto de construção de uma nova ponte sobre o Douro.

Construída entre os anos 1881 e 1886, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia separadas pelo rio Douro, em Portugal. Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local.

 

 

História

Na segunda metade do século XIX, o comércio progredia na cidade do Porto. As fábricas espalhavam-se por todo o bairro oriental da cidade, dito brasileiro. O trânsito entre Gaia e o Porto crescia a olhos vistos, e a bela Ponte Pênsil não chegava para uma circulação eficaz.

Por proposta de lei de 11 de Fevereiro de 1879, o Governo determinou a abertura de concurso para a “construção de uma ponte metálica sobre o rio Douro, no local que se julgar mais conveniente em frente da cidade do Porto, para a substituição da atual ponte pênsil”, após o governo não ter aceite um projeto da firma G. Eiffel et Cie. que só contemplava um tabuleiro ao nível da ribeira, com setor levadiço na parte central. Um projeto que mereceu um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878, mas não servia para uma eficaz ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia.

Por isso aquele concurso impôs como premissa necessária à concepção de uma ponte de dois tabuleiros. Apresentaram-se numerosos concorrentes: Société de Braine Leconte,Société des Batignolles (duas soluções), G. Eiffel et Cie.Auguste LeCoq. Andrew HandysideSociété de Willebroek(duas soluções) e John Wixon. Foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com projeto do engenheiro Théophile Seyrig, que já tinha sido o autor da concepção e chefe da equipa de projeto da Ponte de D. Maria Pia. Théophile Seyrig, enquanto sócio de Gustave Eiffel, assina como único responsável a nova e grandiosa Ponte Luís I. A construção inicia-se em 1881 e a inauguração acontece a 31 de outubro de 1886.

A estrutura da nova ponte, verdadeira filigrana de ferro, que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos, o ex libris por excelência do Porto, pesava no seu conjunto 3 045 toneladas. A ponte ficou iluminada por meio de artísticos candeeiros de gás, 24 no tabuleiro superior, 8 no inferior e 8 nos encontros.

Estrutura

Toda a estrutura é composta por vigas retas e parabólicas, preenchidas por outras verticais solidarizadas por outras ainda cruzadas ou perpendiculares. A construção da ponte jogou com o vale profundo em que se insere, através de dois tabuleiros, colocados a diferentes alturas e comprimentos. O concurso para a sua construção foi à data, no parecer da Junta Consultiva de Obras Públicas e Minas considerado “um dos mais notáveis entre os que ultimamente tem tido lugar no país, tanto pela grandeza da obra como pelo número e importância das casas construtoras que a ele concorreram“.

Destaca-se a semelhança desta com a Ponte de Maria Pia e com a Ponte Ferroviária de Garabit (Cantal) em França, pela estrutura de arco sustentando tabuleiro e pelo jogo de vigas.

A obra foi adjudicada em 21 de Novembro de 1881 à empresa Société Willebreck, de Bruxelas, de que era administrador Théophile Seyrig (François Gustave Théophile Seyrig foi um engenheiro, construtor de pontes), discípulo de Gustave Eiffel, e autor do projecto da nova ponte. As obras começaram nesse mesmo ano e desenrolaram-se até 1887.

Em 26 de Maio de 1886 foram realizados os primeiros testes à ponte, sujeitando-a a cargas de 2 mil kg por metro linear de viga. Em  30 Outubro  de 1886 terminam os trabalhos de construção do arco e do tabuleiro superior; a 31 Outubro de 1886 inaugura-se o tabuleiro superior da ponte e em 1887 dá-se a inauguração do tabuleiro inferior, com o que ficam concluídas as obras de construção da nova ponte.

Foi uma ponte com portagem (cinco reis por pessoa) instituída, um dia depois da inauguração do tabuleiro superior, a 1 de Novembro de 1886 e que só deixariam de ser cobradas a 1 de Janeiro de 1944, ou seja, quase 58 anos depois. Na foto abaixo, a Ribeira do Porto em 1930.

Características

  • Comprimento: total 385,25 m
  • Peso: 3 045 toneladas
  • Arco: mede 172 m de corda e 45 m de flecha.
  • Dois tabuleiros metálicos rosa.

 

Bar Ponte Pensil – veja o post no instagram! Clique na foto!

Fotos da Ponte Luis I:

 

[envira-gallery id="3088"]

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *