Conheça tudo sobre as praias de Portugal: como é o clima em Portugal? Quais são as melhores para cada finalidade? Como chegar até elas?
As praias do território português se estendem por toda a costa – são mais de 800 km de litoral! Isso faz com que haja bastante diferença entre elas, uma vez que algumas estão localizadas mais ao norte e outras mais ao sul, pensando nos extremos.
A paisagem, a temperatura da água, a intensidade dos ventos, por exemplo, são aspectos que mudam conforme a localização da praia no país – são mais de 500.
Essas variações podem fazer com que você prefira uma ou outra, mas não podemos negar que mesmo a mais fria possui uma paisagem maravilhosa!
Prepare a sua ida para Portugal, porque depois de ler este texto, você não vai querer outro destino para as suas férias – e, quem sabe, um novo lar definitivo.
Você vai entender como o clima atua sob as praias deste país, quais são as principais do território português e a melhor forma de chegar até elas.
O clima é um aliado das praias de Portugal
Já vimos que o país lusitano possui uma extensa área litorânea. Por isso, os elementos climáticos variam muito entre as praias, o que colabora para que o território tenha as mais belas e diversas paisagens.
A melhor opção para esportes aquáticos
Além disso, os variados elementos do clima, em cada praia, favorecem mais uma ou outra atividade. Se você gosta de esportes aquáticos como surf, windsurf, bodyboard e kitesurf, então as praias ideais são aquelas mais ao norte – uma região de muito vento.
Por essa razão, nas praias do norte também se encontram as ondas mais fortes e as águas mais geladas. O guarda-sol, algo que não falta na “mala” do brasileiro, não é muito bem-vindo no litoral norte, uma vez que o vento não permite que ele fixe na areia.
O equipamento mais usado pelos portugueses, nesse caso, é o famoso “tapa-vento” – isso se você quiser tomar uma vitamina D. Para se esconder do sol, algumas barracas costumam ser montadas e alugadas, o que já serve também de abrigo para se proteger dos fortes ventos, por exemplo.
E para quem deseja algo mais tranquilo?
Mas se você prefere que a praia seja um local mais tranquilo e quente, Portugal ainda é uma opção para você! Na costa sul, é possível desfrutar de águas menos frias e do mar mais propício para passear de barco ou até navegar por praias desertas entre as rochas.
Qual é a melhor época para visitar o litoral português?
Se você está acostumado com águas mais mornas, pode estranhar um pouco o litoral português. No entanto, além de existir a opção mais ao Sul, em que a água é menos fria, você com certeza não vai se arrepender da visita – mesmo que seja somente para admirar aquela beleza natural.
No entanto, lembre-se de que na época das altas temperaturas, os preços também são mais altos e, claro, o fluxo é mais intenso nos hotéis, restaurantes, pontos turísticos etc. É importante planejar a sua viagem considerando a estação.
Para quem deseja ir a fim de realmente curtir a praia, a melhor época será o fim da primavera ou, mais especificamente, o verão. Nesta estação, as temperaturas podem variar entre 20ºC e 40ºC a depender da região – em algumas a água pode chegar a 30ºC –, lembrando que as praias do sul são mais quentes.
Caso você não seja aquele amante de praia, mas queira apenas visitar as mais belas paisagens portuguesas e apreciar a natureza, poderá ir em qualquer época. Mas não se esqueça de que nas praias mais ao norte, os ventos são ainda mais intensos no inverno.
Nós já te contamos como é o Clima em Portugal: um bom motivo para conhecer o país
As melhores praias de Portugal
E agora que você já viu como certos elementos climáticos atuam nas diferentes regiões praieiras do país, vamos saber mais sobre algumas praias.
Selecionamos as 10 ótimas praias de Portugal, considerando fatores como temperatura, localização, atrações turísticas e outros, a fim de tentar agradar a todos os que planejam visitar o litoral português.
1. Praia do Moledo – Caminha
Situada bem próxima à fronteira com a Espanha, é uma praia rodeada pela Mata do Camarido. Além de ter sua natureza bastante preservada, por outro lado é conhecida pelas suas qualidades terapêuticas, devido à quantidade de iodo na água.
Moledo é considerada uma das melhores praias ao norte e, justamente por essa localidade, é ideal para quem gosta de praticar esportes aquáticos, uma vez que é uma região de muito vento.
2. Praia da Marinha – Lagoa
Ela fica na região sul, costuma estar na lista das 10 praias mais bonitas da Europa e já esteve entre as mais belas do mundo, de acordo com o Guia Michelin, em 2007.
Altas falésias (formações de relevo geradas pela erosão marítima) cercam essa praia, que possui águas cristalinas através das quais se pode ver o fundo do mar. Além disso, conta com túneis naturais e encantadoras rochas, que formam arcos.
É possível ainda caminhar pelas trilhas, localizadas na parte de cima das falésias, e apreciar belíssimas paisagens.
3. Praia do Guincho – Cascais
É uma praia bastante querida pelos surfistas, devido às grandes ondas, assim como é muito procurada por quem gosta de se aventurar em esportes aquáticos. Destaca-se como uma das melhores para tal prática.
Não à toa, foi reconhecida, em 2012, como uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Praia de Uso Desportivo.
Localiza-se no município de Cascais, a 33 km de Lisboa, e possui uma área com dunas, onde se pode fazer uma boa caminhada contemplando a natureza.
4. Praia de Carcavelos – Estoril
Situada a pouco mais de 15 km da capital, nessa praia você encontra tanto beleza natural quanto atrações turísticas, como o Forte de São Julião da Barra, o Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (um pouco mais afastado), e o Casino de Estoril.
É uma das mais movimentadas da região, além de ser a maior. A água do mar é limpa e, portanto, adequada para nadar. É também ideal para quem está iniciando nos esportes aquáticos como o surf.
5. Portinho da Arrábida – Setúbal
As suas águas cristalinas, em vários tons de azul, e a areia fina e branca que contrasta com o verde da mata, com certeza, é o motivo de ela ser uma das mais bonitas. Essas cores juntamente com a vegetação remetem a praias brasileiras, como as de Arraial do Cabo.
Situa-se a pouco menos de 50 km ao sul de Lisboa, possui pequenas baías e faz parte parte da reserva ambiental do Parque Natural da Serra da Arrábida. É uma paisagem exuberante e relaxante ao mesmo tempo!
6. Praia do Odeceixe – Alentejo
É uma praia que fica entre o rio e o oceano (Atlântico), uma vez que é banhada de um lado pelo mar e de outro pela Ribeira de Odeceixe – também conhecida como Rio Seixe. Localiza-se a 3 km da Vila de Odeceixe, na foz da Ribeira.
As águas tranquilas contribuem para quem gosta de passeios de barco ou de canoagem. Em passeios assim, é possível encontrar vários animais no seu habitat.
É formada de uma extensa “língua” de areia e cercada de falésias, por cima das quais há uma pequena vila, onde se encontram restaurantes.
7. Praia Dona Ana – Lagos
Encontra-se na região do Algarve e é protegida do vento por meio das rochas que a contornam. Também possui falésias amareladas, areia macia, águas calmas e transparentes.
No verão, não só é uma das praias de Portugal mais procuradas pelos portugueses como também é um dos principais pontos turísticos para os estrangeiros. Ao seu redor, é possível encontrar hotéis e restaurantes, uma vez que está localizada em um bairro próximo ao centro.
8. Praia da Nazaré – Nazaré
A praia da Nazaré é conhecida não só entre as praias de Portugal, mas internacionalmente por ser o local onde se formam as maiores ondas do mundo. Por isso, é lá que acontecem as competições de surf no inverno. Justamente nesta estação é que foram registradas as maiores ondas já surfadas.
Situa-se ao norte de Lisboa, em uma região marcante da cultura portuguesa, foi uma vila de pescadores e hoje é o cenário ideal para competições esportivas, a mais famosa entre as praias surf em Portugal.
A praia fica na cidade de Nazaré, onde se encontra uma estrutura turística com hotéis, restaurantes e comércio.
9. Praia São Rafael – Albufeira
Albufeira é uma das cidades mais visitadas no verão no Algarve, época em que a pequena faixa de areia, que compõe essa praia, fica cheia. O cenário da praia São Rafael lembra as praias mediterrâneas.
É pequena e cercada de falésias douradas, que contrastam com o azul do oceano. As águas são calmas e cristalinas e, além disso, pode-se chegar às praias vizinhas – onde se encontra também lindas paisagens – por meio de caminhadas..
Possui uma excelente estrutura, com restaurantes e estacionamento.
10. Praia da Falésia – Albufeira
A praia que encanta pelas cores: as gigantescas falésias avermelhadas, as águas cristalinas azuis, a areia bem branca e o verde da vegetação. Imagine o cenário!
Localiza-se entre Vilamoura e Olhos de Água, na região do Algarve – sua entrada se dá por meio de uma escada e a área fica a poucos quilômetros da fortaleza do mar.
Falésia está entre as praias favoritas dos viajantes, também pelas suas instalações turísticas, de acordo com o prêmio Tripadvisor Travelers’ Choice.
O melhor jeito de chegar às praias de portuguesas
Em Portugal, você verá que os meios de transporte intermunicipais funcionam muito bem. Por outro lado as estradas também são bastante boas – elas possuem pedágios, se você for de carro, lembre-se disso. Você pode, além do ônibus, utilizar o metrô ou alugar um carro.
Se você escolher alugar um carro, use o comparador de preços “RentCars”, nele você encontrará uma variedade de opções de carros de locadoras diferentes, além dos melhores preços.
Qualquer um desses transportes permitirá que você chegue a cidades ou a praias. A Praia Dona Ana, por exemplo, possui estacionamento com ponto de ônibus.
No entanto, para se dirigir a praias mais afastadas, a melhor opção será um carro, pois certas áreas não têm estrutura para que trens ou ônibus parem tão próximos.
Como entrar nas praias?
Já vimos que muitas praias são rodeadas por uma natureza exuberante e isso pode, algumas vezes, dificultar o acesso a elas.
Por isso, para chegar até a areia, às vezes, será preciso percorrer uma trilha ou descer uma escadaria – como no caso das praias da Marinha e Dona Ana.
Já outras, como a de São Rafael, possuem estacionamento (até para ônibus) e rampa de acesso.
E se você pudesse não só visitar, mas morar em Portugal?
Não só as praias de Portugal são encantadoras, mas o país como um todo é bastante atraente. Isso tanto para visitar, como para morar.
Não à toa, tantos brasileiros deixam o país e outros tantos desejam fazê-lo — já exploramos aqui alguns motivos.
Uma boa opção é obter a nacionalidade Portuguesa. E isso é mais fácil do que você imagina. Dê uma olhada em Como tirar cidadania portuguesa.
Quem sabe sua ida definitiva a Portugal não está mais próxima do que você imagina?
Se quiser conversar conosco, clique aqui. São mais de 1100 famílias atendidas que já possuem a sua cidadania portuguesa.
Deixe um comentário