Retificar ou não retificar! Episódio #2 – Sobrenomes abrasileirados!

RETIFICAR OU NÃO RETIFICAR?

Olá… Hoje vou falar mais uma vez sobre: Sobrenome “Abrasileirado“! Devo retificar ou não retificar a certidão? Realmente são muitos os casos e por isso resolvi fazer alguns vídeos sobre esse tema!

Se essa é uma dúvida sua já dá um like e se inscreve no canal… Se sua dúvida é outra… Deixe nos comentários para que possamos fazer um vídeo para você!

Recebi a seguinte mensagem da Flávia:

Bom dia! Meu avô (falecido) nasceu na cidade de Beja (Portugal). Tenho um registro de estrangeiro (RNE), onde constam os dados de entrada dele no Brasil e a cidade de origem, no caso Beja.

Ocorre que ao registrar os filhos que nasceram no Brasil, o sobrenome meu avô foi “abrasileirado” e pelo que li isto era muito comum na época.

Neste caso, será que consigo a cidadania Portuguesa ?

Vamos lá…

O caso da Flávia é muito comum, como eu disse no vídeo anterior (se você não viu esse vídeo, sugiro dar uma olhada…)
nomes eram trocados, datas de nascimentos alteradas, erros nos nomes dos pais…

Como saber se precisa ou não retificar? Primeiro você deve fazer uma análise minuciosa de todas as informações, confrontando as certidões brasileiras com o assento de nascimento Português.

O que é preciso verificar?

  1. nome do português;
  2. data de nascimento ou idade (faça as contas);
  3. nome dos pais;
  4. local de nascimento e Nacionalidade

Se todas as informações estiverem em conformidade ótimo!

E então…

Leve em consideração que algumas divergências não são divergências e sim atualizações de grafia como o caso da Flávia que era Correia e no Brasil passou a ser Corrêa ou D’Oliveira para De Oliveira ou ainda Manuel e Manoel (ou vice-versa)… Nesses casos não são necessárias retificações.

Outra situação:

Era comum antigamente o sobrenome acompanhar o gênero da pessoa, ou seja, Ribeiro se fosse menino e Ribeira para as meninas… Enfim!

Importante é saber analisar… Não podem pairar dúvidas se tratar do mesmo Português!

Portugal, como eu já disse no primeiro artigo da série (se não leu clique aqui), está cada vez mais exigente com os documentos, por este motivo devemos ser bastante cuidadosos! São documentos! Documentos de família! Sonhos de muitos e direito de várias gerações…

Espero ter esclarecido mais essa… Até a próxima! Tchau

Retificação de certidão, segundo a lei nº. 13.484/17:

Conforme a lei nº. 13.484 a retificação de certidão pode ser feita diretamente no cartório de registro civil, sem a presença de um advogado, e o Oficial do registro civil tem autonomia para corrigir eventuais erros como nomes, sobrenomes, cidades ou quaisquer outros elementos.

Casos mais complexos deverão ser feitos no tribunal da cidade, mas para saber deve pedir primeiramente no cartório onde consta o registro com erro.

Se precisar de ajuda com o pedido de retificação, basta nos contatar, envie-nos um email contanto seu caso: contato@dnacidadania.com.br


Comments

7 respostas para “Retificar ou não retificar! Episódio #2 – Sobrenomes abrasileirados!”

  1. Avatar de LEONARDO LEMOS
    LEONARDO LEMOS

    Olá,
    viabilizando a cidadania da minha avó, mas me deparei com uma divergência, o pai dela (português/falecido) tinha por sobrenome “Brito”, e ela “Britto”em todos os documentos.
    Essa divergência pode atrapalhar o processo? Como devo proceder?

    1. Prazado Leonardo! Acreditamos se tratar de divergência simples, não será caso de retificação, está mais para atualização de grafia! Fica a dica! Caso precise de nós é só entrar em contato pelo WhatsApp +351 910622728! Boa sorte!

      1. Bom dia, estou com um problema no nome da minha vó, na certidão de casamento dela consta o sobrenome como Veríssima, já na certidão do meu pai o nome dela consta como Morgado e pra completar a grafia do nome do meu pai sofreu uma alteração de Rodolfo (Portugal), para Rodolpho (Brasil). Por gentileza, pode me informar se realmente precisarei retificar a certidão de nascimento do meu pai? O meu maior problema é que esse erro está nos documentos Portugueses. Os documentos do Brasil estão corretos.

  2. Avatar de PEDRO MORAIS
    PEDRO MORAIS

    Ao ver a minha certidão de nascimento, pude perceber um erro pequeno, mas que acredito que possa me atrapalhar, a idade do meu pai estava errada, ao invés de 41, foi dito na certidão que ele tinha 28 anos ao me registrar, acreditam que esse erro pode acarretar em exigência?

    1. Pode sim! Mas as demais informações devem estar em conformidade!

  3. Avatar de Marília Cunha
    Marília Cunha

    Olá, no caso contrario do exemplo dado, ou seja,
    era Corrêa em Portugal e virou Correia no Brasil e aqui por vezes tb se usou Corrêa. É necessário retificar ?
    Ainda, se uma Josefa que virou Josepha no Brasil precisa retificar? Ignez que virou Inês, etc. Você entende que isto também é abrasileiramento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *