Conheça os riscos de morar em Portugal com visto de turista
Portugal segue apresentando diferentes modalidades de visto, tanto para os brasileiros que vão à passeio, quanto aos que desejam residir, trabalhar e estudar no país europeu.
Aos que buscam passar períodos maiores do que uma viagem em Portugal, considerar o visto de turista como opção não é uma alternativa válida. De acordo com a legislação, seguida pela maioria dos empregadores no ato das contratações, um imigrante só conseguirá tal oportunidade, caso tenha em mãos o visto voltado para essa finalidade.
Embora algumas pessoas “tentem a sorte” de ingressar como turistas e somente depois realizar sua regularização, esse caminho pode não ter resultados tão positivos para a uma boa parcela de brasileiros, terminando com a perda de dinheiro e extradição do país. Trabalhar em situação ilegal em Portugal pode, ainda, acarretar outros danos como a falta de cumprimento dos direitos trabalhistas e o não pagamento pelo trabalho executado, ser identificado pelo SEF em fiscalizações – o que resulta em multa e extradição -, assim como a falta de acesso à segurança social.
Em todos os casos, antes mesmo de avaliar todas as opções de visto, o melhor caminho é verificar a possibilidade de obter a cidadania portuguesa – um passaporte definitivo para o velho continente. Atualmente, mais de 25 milhões de brasileiros têm esse direito, mas por falta de conhecimento, acabam não pensando nessa opção.
Consulte os especialistas da DNA Cidadania, tenha todas as informações e assessoria necessárias para essa jornada, do início ao fim.
Deixe um comentário