Saiba todos os motivos pelos quais muitos brasileiros sonham em sair do Brasil e descubra quais são seus destinos preferidos.
Brasileiros cada vez mais querem sair do Brasil
Quase metade dos brasileiros têm o desejo de sair do país. Foi o que indicou uma pesquisa de 2018 do Datafolha. Além disso, o número é ainda maior quando olhamos apenas para os jovens.
Impacto maior na juventude
Enquanto 43% da população adulta quer deixar o país, essa porcentagem sobe para mais de 60% entre os jovens.
O Atlas das Juventudes trouxe dados mais recentes que confirmam essa tendência.
São fatores particulares da faixa etária que contribuem com o aumento do índice: dificuldade de encontrar emprego sem ter experiência e baixo investimento em pesquisa.
Fator Pandemia
Há outro agravante, mas esse tanto para adultos quanto para jovens.
A pandemia aumentou a desigualdade já existente. Aqueles que não tinham acesso à boa internet sofreram para se adaptar aos estudos remotos e ao home office, o que reduz, portanto, oportunidades de estudo e trabalho.
Motivos para sair do Brasil
Separei quatro motivos que mais levam as pessoas a sair do Brasil: insegurança, falta de emprego, governo e qualidade de vida. Confira:
Insegurança
O Global Peace Index (GPI), o Índice Global da Paz indica os esforços de um país pela paz, que inclui variáveis como, por exemplo, segurança e violência. Nele, o Brasil ocupa apenas a 99ª posição.
O ranking, por sua vez, considera desde criminalidade urbana a grau de estabilidade política. A situação econômica e o combate à corrução também são avaliados.
Do mesmo modo, o GPI mostrou que a população tem muito medo. Cerca de de 83% dos brasileiros teme ser vítima de violência. Isso deixou o Brasil em 128° em ranking de 163 países.
Portanto, a esperança de encontrar um lugar seguro para morar move muitos brasileiros a sair do Brasil.
Dificuldade de encontrar trabalho
70% dos jovens têm dificuldade de encontrar trabalho, diz a Folha.
Apesar de apresentar uma tendência de queda, entre as principais economias, a taxa de desemprego do Brasil é uma das maiores do mundo. O número de desempregados está próximo de 13 milhões.
A pandemia, além de escancarar a desigualdade social pela dificuldade em adaptar-se ao trabalho remoto, fez com que muitos empreendimentos falissem, ou ainda, reduzissem sua equipe.
Brasileiros que trabalham com pesquisa têm também o agravante do baixo investimento na área.
Insatisfação com a gestão do país
Outro fator que tem contribuído com a emigração de brasileiros é a insatisfação com o governo. A aprovação da gestão não é superior a 30%.
A gestão da crise durante a pandemia contribuiu para esse desempenho, mas a desaprovação, especialmente entre os jovens, se mantém baixa desde 2015.
Estudo do Gallup World Poll indica baixa satisfação dos jovens com o governo. (Fonte: FGV Social/CPS)
A falta de esperança de melhora no governo, contudo, parece não depender de partido. É uma constante. E motiva muitos a saírem do país.
Qualidade de vida
Mais segurança, melhores perspectivas profissionais e um bom governo são, sobretudo, uma expectativa de melhor qualidade de vida.
Outros fatores também se unem a eles. Quem não gostaria de fugir do trânsito de São Paulo? Ou ainda, ter saúde e educação de primeiro mundo à disposição.
Em suma, todos querem viver melhor. Todavia, para muitos, sair do Brasil parece ser a melhor opção..
Outros
Há ainda outros fatores que influenciam a saída de brasileiros. Por exemplo:
- Estudos
- Laços familiares
- Ter novas experiências
- Menor carga tributária
- Valorização profissional
Destinos dos brasileiros que querem sair do Brasil
O sonho americano tem dividido espaço com países europeus como Espanha, Japão, França, Itália e, principalmente, Portugal.
Mais de 4 milhões de brasileiros vivem fora do país, diz o Itamaraty. Logo após os Estados Unidos, Portugal abriga a maior comunidade brasileira fora do país.
Portugal: um dos destinos preferidos dos brasileiros que querem sair do Brasil
Portugal é o “queridinho” dos brasileiros que querem sair do Brasil. Os motivos que os levam até a buscar cidadania portuguesa são muitos. Mas aqui quero te mostrar dois principais: língua e segurança.
Proximidade de língua
Apesar de uma ou outra diferença nas expressões, dificilmente outro país será páreo para Portugal nesse quesito.
Com poucos meses de convivência, já se habitua às diferenças sutis.
Quem não gostaria de ir para fora sem perder muito na sua comunicação? Desse modo, a comunidade portuguesa se destaca quando o assunto é proximidade de língua.
Nível de segurança
Enquanto o Brasil ocupa apenas a 99° posição, Portugal é o 4º país mais seguro do mundo segundo o GPI. Em 2019 e em 2020, por exemplo, era 3° no mesmo ranking.
Ainda assim, se anda com certo conforto nas ruas de Lisboa, sem se preocupar com os pertences.
Em qual capital ou grande cidade brasileira você andaria assim?
Como resultado, muitos optam por Portugal em virtude de sua segurança.
Cidadania portuguesa
Que tal morar em Portugal? Saiba Como tirar a cidadania portuguesa. Inclusive, netos de portugueses podem requisitar sua cidadania – ainda que uma geração tenha falecido.
Nossa Central de Atendimento:
https://www.dnacidadaniaportuguesa.com.br
Deixe um comentário