SEF – Controle de imigração de Portugal

SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal.

Uma das primeiras coisas que se ouve falar em Portugal quando chega em terras lusitanas é o famigerado SEF, o Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, que hoje se chama SEA (Serviço de Estrangeiros e Asilo), pois o SEF foi extinto oficialmente publicada oficialmente na Resolução do Conselho de Ministros nº 43/2021.

O SEF nada mais é o controle de imigração em Portugal.

É o órgão que emite documentos e controla a entrada e saída de imigrantes.

 

Como Funciona o SEF?

No SEF são feitos todos os serviços relativos à emissão e prorrogação de vistos, Autorizações de Residência, Manifestação de Interesse, Reagrupamento Familiar e extensão do visto de turista. O SEF é o responsável por:

  • Atendimento para emissão de vistos;
  • Autorizações de Residência;
  • Reagrupamento Familiar;
  • Pedidos de asilo;
  • Controle de fronteiras e da movimentação de estrangeiros no território português.
  • Pedidos de Manifestação de Interesse
  • Emissão do Cartão de Cidadão  – Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres.

Além disso, SEF também fiscaliza a imigração ilegal e o tráfico de seres humanos, atuando no combate a estes crimes e na execução de políticas migratórias e de asilo.

A partir de agora o SEA seria responsável pela parte técnica e administrativa dos serviços de imigração. As outras atividades policiais passarão a ser da competência de três órgãos policiais portugueses: Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Judiciária (PJ) e Guarda Nacional Republicana (GNR). Mas até agora nada mudou. O SEF continua funcionando e não há qualquer notícia sobre a mudança para o SEA, inclusive o site continua sendo https://www.sef.pt.

O SEF também atua nas atividades de polícia e de controle e fiscalização de fronteiras marítimas e terrestres, ação de afastamento e expulsão de cidadãos estrangeiros, investigação de crimes relacionados à imigração ilegal e tráfico de pessoas.

O SEF também é responsável pelo controle da imigração nos aeroportos, promovendo ações informativas e preventivas de exploração de imigração ilegal, evitando a exploração de mão de obra ilegal, impedindo a entrada de estrangeiros em situação irregular.

Como funciona o SEF para fazer agendamento?

Importante que você saiba que o agendamento deve ser por telefone ou pelo site oficial do SEF.

 

SEF – Agendamento pelo telefone

 

 

SEF – Agendamento pelo site

Escolha a opção “Serviços online – Agendamentos e Renovação Automática”.

Comece preenchendo seu cadastro! Escolha o local de atendimento e informe qual o serviço pretendido.

A seu agendamento é confirmado por e-mail.

Como funciona o SEF para a renovação online

Para renovação da autorização de residência online, as datas de abertura do pedido costumam ser disponibilizadas no site antes da expiração do seu Cartão de Autorização de Residência.

E em caso de dúvidas, você pode ligar para o SEF nos mesmos números citados acima.

Local de atendimento do SEF

Antigamente, o atendimento no SEF era feito somente na sua área de residência, inclusive você era obrigado a ter a declaração de residência feita na junta de freguesia. Mas os tempos mudaram, e obrigaram descentralizar os serviços de atendimento do SEF, pois aumentou consideravelmente a quantidade de imigrantes em Portugal, sobretudo os brasileiros, portanto, pode ser feito em qualquer lugar do país, onde você conseguir agendar. 

Importante dizer aos marinheiros de primeira viagem que o SEF é formado por pessoas igual você, tudo bem que são pessoas mal-humoradas, fechadas, e muitas vezes grossas e estúpidas, mas devemos lembrar que o ambiente onde elas trabalham não é nenhuma empresa tipo Google, a Tesla, Apple, então vá calma e não se exalte, elas lidam com fiscalização o dia inteiro, e estão treinadas a não dar muito papo ou ser gentil, apenas faça o manda o figurino que acabará tudo bem. A função do SEF é atender e informar o público e encaminhar os pedidos dos imigrantes.

Depois você pode fazer uma self na frente (dentro não pode hein?) e poste o sucesso na concessão de sua autorização de residência no instagram e facebook. Espero que receba muitos likes, coraçãozinhos e mensagens de apoio.

Quais as cidades com postos de atendimento?

Os postos de atendimentos do SEF estão em todo o país!

  • Centro: Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, espinho, Guarda; Leiria, Viseu e Figueira da Foz;
  • Algarve: Faro, Albufeira, Portimão e Tavira;
  • Norte: Porto, Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real;
  • Madeira: Funchal e Porto Santo;
  • Açores: Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Madalena do Pico e Horta;
  • Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo: Lisboa, Alverca do Ribatejo, Agualva-Cacém, Odivelas, Beja, Cascais, Évora, Portalegre, Santarém e Setúbal.

Dia do seu atendimento presencial!

Chegue cedo! Pegue sua senha e aguarde!

Tenha todos os documentos solicitados em mãos (na pasta). Leve foto 3×4 também! O funcionário vai tirar cópia dos seus documentos e te devolver. Você vai assinar digitalmente o protocolo do seu pedido e pagará uma taxa do pedido, pegue seu comprovante. Esse comprovante guarde e esteja sempre com você! Pois é a prova de que você está com seu pedido feito, portanto, legal no país.

O SEF tem serviço de apoio do imigrante?

Veja: Portal de Informação ao Imigrante.

Existe ainda o Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM). O Centro oferece serviços de informação, acolhimento, apoio jurídico e social, Segurança Social, entre outros.

O CNAIM Lisboa – Centro Nacional de Apoio a Integração de Migrantes:

Rua Álvaro Coutinho, nº 14

Telefone: 21 810 6100

 

CNAIM Porto

Edifício Capitólio, Av. da França 316

Telefone: 21 810 6191

 

Mas claro, se você é cliente DNA Cidadania não precisa lidar com SEF!

Se quer descobrir se tem direito à nacionalidade portuguesa, clique na imagem abaixo!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *