Gastronomia portuguesa: conheça pratos típicos do país

Você conhece a gastronomia portuguesa? Descubra deliciosos pratos típicos de Portugal e a história de cada um.

A gastronomia portuguesa é muito boa! Isso não é novidade. Afinal, o tempero e os ingredientes são bem parecidos com os da culinária brasileira. Esse fato já é um grande incentivo para aqueles que desejam não só visitar, mas morar em Portugal!

De acordo com a revista Forbes, a terra lusitana foi considerada um dos 9 melhores destinos gastronômicos da Europa. Aliás, ainda segundo a pesquisa, a Região do Douro, no norte do país, é o lugar que oferece uma experiência única para os amantes da culinária portuguesa.

A variedade da gastronomia portuguesa

É provável que, quando falamos em gastronomia portuguesa, você pense — em primeiro lugar — no bacalhau. E, de fato, é um dos pratos mais conhecidos quando se fala em Portugal.

No entanto, o país possui uma culinária muito rica e variada. Além dos frutos do mar, destacam-se os vinhos, o azeite de oliva e as azeitonas. Bem como a diversidade de frutas e legumes.

Pratos típicos da gastronomia portuguesa

Talvez você esteja planejando viajar para Portugal, ou até mesmo morar lá. Seja como for, nós escolhemos alguns pratos típicos dessa terra, a fim de motivá-lo ainda mais.

Prepara-se para ficar com água na boca! Logo após ler sobre estes pratos você não vai querer outro destino para a sua viagem.

Arroz de Pato

arroz de pato gastronomia portuguesa

Também chamado de arroz de Braga, uma vez que teve origem no seminário de Braga. Na gastronomia portuguesa, o arroz acompanha muitos pratos. Nessa receita, ele é cozido no forno com carne de pato desfiada, bacon e finas rodelas de chouriço.

Um ótimo lugar para experimentar esse prato é o Mengos, um restaurante e pastelaria muito bem localizado. É aconselhável que você reserve um lugar, para não perder muito tempo, já que é um local bastante famoso e está sempre lotado.

Bacalhau à Brás

gastronomia portuguesa bacalhau a bras

Há inúmeras formas de preparar um bacalhau. Além disso, ele recebe diversos acompanhamentos. No Brasil, o Bacalhau à Brás é o mais conhecido, ou seja, aquele que é preparado com azeitonas, batatas e ovos.

A invenção desse prato é atribuída ao Sr. Brás (daí surge o nome do prato), dono de uma taberna localizada no Bairro Alto, na capital portuguesa.

Sopa de Pedra

sopa de pedra gastronomia portuguesa

Conta-se sobre a origem desse prato, típico da cidade de Almeirim, que ele surgiu quando um pobre frade disse que faria uma sopa de pedra.

Vários moradores juntaram-se a ele para ver como isso aconteceria. O frade disse que seria bom temperar a sopa e não demorou para que cada um colaborasse com algo. De repente, estava pronta a sopa. E a pedra? Essa o frade a levaria consigo para a próxima parada.

Seu modo de preparo pode variar, mas em geral contém carne, feijão, batata e sal. Sem dúvida, se acaso você chegar a prová-lo, vai lembrar dessa história!

Polvo à Lagareiro

polvo a lagarteiro culinária

Como o próprio nome indica, o polvo é o ingrediente principal. Ele é cozido e depois grelhado. Serve-se o polvo à lagareiro com batatas a murro, alho e pedaços de cebola.

Uma vez que esta receita tradicional da gastronomia portuguesa leva azeite em abundância, seu nome é uma homenagem à pessoa que trabalha na produção de azeite, isto é, o lagareiro.

Amêijoas à Bulhão Pato

Essa receita chegou a ser finalista entre as candidatas às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Seus principais ingredientes são  amêijoas, azeite, alho, coentros, sal, pimenta e limão. Pode-se acrescentar uma pequena porção de vinho branco.

É provável que o seu nome seja uma homenagem ao escritor — poeta, político, autor de receitas — e gastrônomo, Raimundo António de Bulhão Pato (1828-1912).

Sardinha Assada

A sardinha é um dos peixes mais consumidos em Portugal — sem dúvida, uma verdadeira tradição. É um prato leve e saudável, por isso é tradicional na mesa dos portugueses, principalmente nas áreas rurais.

O peixe é temperado com sal grosso e, em seguida, assado na brasa. As sardinhas também podem ser feitas na grelha e servidas com batatas, pimentão ou broa de milho.

Leitão à Bairrada

gastronomia portuguesa leitao a bairrada

É um prato típico da região da Bairrada, por isso tal nome. Está entre as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Seu registro mais antigo é do ano de 1743, do Mosteiro do Lorvão ou do Mosteiro da Vacariça.

É uma receita que leva variados temperos, como alho, salsa, folhas de louro e pimenta do reino. Além disso, é comum — durante o cozimento —, borrifar o leitão com vinho branco, a fim de que a pele não fique seca. E ainda, servi-lo juntamente com rodelas de laranja.

Caldo Verde

Em virtude de ser um prato muito famoso, há muitas versões da receita. No entanto, os ingredientes principais são sempre a batata e a couve. Assim como o Leitão às Barrada,

está também entre as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

É um prato muito apreciado no país, sobretudo nos dias frios e nas festas populares. É comum juntar ao caldo salpicão, chouriço ou colorau. E, às vezes, a sopa acompanha broa de milho e vinho tinto.

Galo à Bordalesa

Neste prato, cozinha-se o galo de forma lenta no vinho tinto. Seu tempero fica marcante e forte.

Queijo da Serra da Estrela

queijo serra da estrela uma iguaria da gastronomia portuguesaÉ o queijo mais antigo do país e compõe uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa também. Essa região da Serra da Estrela é uma das mais procuradas para quem deseja ver neve em terras portuguesas.

O queijo é servido como se fosse uma pasta, para ser passado no pão. Ele é feito com leite de ovelha. Seu sabor é notório e sua textura é bastante cremosa.

Bolo do Caco

Apesar de o nome “bolo” ser familiar aos brasileiros, esta é uma receita de pão de frigideira feito com batata-doce e farinha de trigo. Massa leve, casca fina e sabor suavemente salgado. Sua origem é da Ilha da Madeira.

Pastel de Belém

É um doce cuja marca é registrada e autêntica de Portugal. Seu surgimento é atribuído aos monges Mosteiro dos Jerônimos, localizado em Belém, atual bairro de Lisboa — lugar onde fica o Pastel de Belém original.

O estabelecimento que hoje se chama “Pastéis de Belém” tornou-se guardião da receita, conhecida apenas por 8 pessoas no mundo. Nesse lugar, os turistas fazem fila para experimentar o doce português.

Tapas

tapa gastronomia portuguesaTapas são aperitivos, na culinária espanhola. Eles são servidos em bares e restaurantes, em geral acompanhados de bebida. Os portugueses adoram esses petiscos, por isso selecionamos dois bastante comuns.

Francesinhas

A Francesinha é um dos pratos mais famosos entre os turistas, principalmente os brasileiros, uma vez que é uma espécie de sanduíche.

Entre os ingredientes que o compõem estão pão, bife, linguiça, bacon, queijo, presunto, ovo e um delicioso molho com vinho do Porto, tomate e pimenta pipi-piri. Além disso, a francesinha é assada e servida com batata frita.

Alheiras

A alheira é como se fosse uma linguiça defumada. Possui formato de ferradura. Seu recheio pode ser composto de diversos tipos de condimentos, como carne, aves, azeite, banha, alho etc.

Tradicionalmente servida com batatas fritas ou cozidas, arroz, ovos fritos e legumes. Mais um prato que está entre as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

Pratos da gastronomia portuguesa ricos em sabores do mar

iguaria da gastronomia portuguesa chamada feijoada de frutos do marA Feijoada de Mariscos é um prato que leva frutos do mar, feijão branco, camarão, alho e coentro. Assim também, o Arroz de Marisco, que possui uma textura bem cremosa e é preparado com grande variedade de mariscos portugueses.

A Açorda de Mariscos, por sua vez, é uma receita feita com pão. De tal forma que é cozido em um caldo de frutos do mar.

Conclusão

Além das praias e lindas paisagens, Portugal possui uma culinária muito rica. Depois de tantas delícias, é difícil escolher uma só.

Não sei se você já conferiu as melhores praias portuguesas, que falamos aqui no blog, mas conhecendo as praias e o que há de melhor na gastronomia do país, fica mais fácil montar um roteiro de viagem.

Mas se você pensa em se mudar para lá, nós também podemos fazer isso acontecer de maneira simples e tranquila.

Uma boa opção é obter a nacionalidade Portuguesa. E isso é mais fácil do que você imagina. Dê uma olhada em Como tirar cidadania portuguesa.

Quem sabe sua ida definitiva a Portugal não está mais próxima do que você imagina?

Se quiser conversar conosco, clique aqui. São mais de 1100 famílias atendidas que já possuem a sua cidadania portuguesa.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *