Corretor de imóveis em Portugal segurando uma chave

Corretor de imóveis em Portugal: trabalhe como um!

Saiba o que você precisa fazer para ser um corretor de imóveis em Portugal e como brasileiros podem conseguir um emprego na área.

Ser um corretor de imóveis em Portugal pode ser uma oportunidade empolgante e desafiadora. Talvez você já tenha pensado nisso devido ao crescimento do mercado. Apesar de ser um setor de vendas, o corretor também lida muito com o sonho das pessoas. É algo grandioso não somente em preço, mas no valor que aquilo terá para o cliente.

Por isso, neste texto você vai conhecer um pouco mais sobre esse mercado e o que você precisa para ser um corretor imobiliário em Portugal. Além disso, vamos falar sobre como funciona o salário de quem trabalha no ramo.

O mercado imobiliário em Portugal

Nos últimos anos, o mercado imobiliário cresceu bastante em Portugal. Houve um aumento significativo na demanda por imóveis, sobretudo na capital, Lisboa, e no Porto. Apesar de passar por uma redução nas vendas com a pandemia, esse não foi um setor que sofreu grandes perdas como o turismo, por exemplo. Os preços de compra e venda continuam estáveis.

Além disso, o mercado imobiliário de Portugal atraiu muitos investimentos não só nacionais, mas também estrangeiros — o que o aqueceu ainda mais. As transações feitas com estrangeiros não pararam em 2020 e em 2021. É claro que as condições podem variar, assim como em outros mercados, de acordo com a região e também contam os fatores econômicos e governamentais.

Mas, no momento, este é um mercado em ascensão. Pois conta ainda com a atração de estrangeiros e o turismo, que está em expansão novamente. Outro ponto que vale ressaltar é que os preços dos imóveis em Portugal são mais acessíveis, se comparados aos de outros países europeus. Além disso, houve melhorias na infraestrutura como novas estradas e aeroportos. Tudo isso contribui para que a profissão de corretor de imóveis em Portugal continue sendo vista como um bom negócio.

Como trabalhar como corretor de imóveis em Portugal?

Consultor de Imóveis, o corretor de Portugal

Em Portugal, a profissão que no Brasil é conhecida como “corretor de imóveis” é chamada de “consultor de imóveis”. Mas isso é apenas uma diferença que pode ser atribuída à ênfase que se deseja dar nas habilidades e no papel do próprio profissional.

Quando se fala em “consultor de imóveis” destaca-se que o profissional não se limita apenas ao processo de transação imobiliária, intermediar a compra e venda, por exemplo. Mas também indica que ele oferece uma consultoria personalizada aos seus clientes, em relação ao que este esteja procurando — casa, apartamento etc.

O termo consultor é a mesma coisa que o corretor no Brasil. Mas a mudança no termo transmite a ideia de um serviço mais amplo, que auxilia o cliente de forma personalizada em cada etapa do processo. Desde a pesquisa até a transação. Existem, inclusive, serviços em que o consultor vai até o imóvel desejado e faz uma chamada de vídeo com um possível comprador estrangeiro, por exemplo. O que gera mais segurança da parte do comprador, sem dúvida.

Aproveite e saiba como alugar um apartamento em Portugal.

Brasileiros também podem trabalhar como corretor de imóveis em Portugal?

À medida que o mercado imobiliário em Portugal foi crescendo, a procura de brasileiros interessados no ramo também aumentou. De fato, brasileiros podem trabalhar como corretor de imóveis em Portugal. E existem duas formas para isso.

Em primeiro lugar, se você quer trabalhar como funcionário contratado, precisa encontrar uma vaga de emprego, ter um contrato de trabalho e solicitar o visto de trabalho. Nesta ordem. Pois para obter o visto, é preciso que você já tenha um contrato de trabalho ou ao menos a promessa de um. Ou seja, um acordo feito entre a empresa e o contratado, em que ambas as partes se comprometem a assinar um contrato de trabalho.

Existem algumas imobiliárias que oferecem vagas até para quem não tem experiência na área. Nesse caso, elas costumam oferecer também uma formação básica para corretores. 

Já quem prefere empreender e abrir um negócio no ramo, vai precisar comprovar que possui uma renda suficiente para isso e solicitar o visto para autônomos. Este é o visto D2, diferente do visto de trabalho, para quem é funcionário.

Em ambos os casos, você precisa do visto. E lembre-se de que há uma documentação a ser entregue — no visto D2 há documentações mais específicas, como a comprovação de renda. Então, é importante ficar atento em relação aos prazos, pois além dos documentos básicos, como foto 3×4 e passaporte, você também vai precisar de certidão de antecedentes criminais e declarações.

Para o visto de trabalho, você vai precisar de

  • Contrato de trabalho ou promessa de contrato de trabalho;
  • Declaração emitida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP);
  • Comprovante de meios de subsistência (ou Termo de Responsabilidade emitido pela empresa contratante);
  • Certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal (com Apostila de Haia);
  • Seguro viagem ou PB4;
  • Cópia das páginas de identificação e folhas usadas do passaporte;
  • Passaporte válido por mais 3 meses após a data da volta;
  • 2 fotos 3×4 iguais e atuais;
  • Formulário de pedido de visto preenchido e assinado.

Como é o salário de um corretor de imóveis em Portugal?

Antes de mais nada, é comum que o salário de um corretor de imóveis não seja fixo. Ele pode variar não só de acordo com o tempo de experiência de trabalho no ramo, mas também conforme o tipo de contrato e as comissões. Então, quanto você ganha está diretamente ligado a quantos imóveis você vende. 

Salário de um corretor de imóveis em Portugal

Além disso, a comissão que os corretores de imóveis recebem sobre as transações imobiliárias não tem uma porcentagem fixa. Essa porcentagem sobre valor da venda ou da locação do imóvel pode variar entre 3% a 6% do valor do negócio. No entanto, para isso é feito um acordo entre o corretor e o cliente, ou entre a corretora, o consultor e o cliente. 

A localização e, sem dúvida, o valor do imóvel também influencia no ganho. Dessa forma, quanto mais imóveis ou quanto mais altos os valores dos imóveis que você vende, maior será também o valor que você recebe. 

Vale lembrar que esse é um trabalho cujo ganho depende muito de você, sobretudo se você for empreender. Não é como um trabalho comum que você exerce tal função, cumpre uma determinada quantia de horas e dias por semana e recebe um valor fixo. Um corretor imobiliário precisa se organizar, pois apesar de — em alguns casos — contar com uma maior liberdade de horários, é ele quem faz a sua própria renda e precisa se esforçar mais para ter uma remuneração.

Então, ainda que seja um trabalho atrativo, com uma remuneração acima da média, é importante se organizar. Saber lidar com o fato de que em um mês você pode fechar um negócio muito bom, e, no outro, não conseguir vender o quanto desejaria, nem mesmo um imóvel.

O que preciso fazer para começar a trabalhar?

Algumas imobiliárias oferecem uma formação básica. Isso significa que não há uma formação específica para trabalhar na área. No entanto, algumas condições são importantes e contam muito na hora de conquistar uma vaga ou começar a buscar clientes. São elas

  • Dominar outros idiomas — assim você pode lidar também com clientes estrangeiros;
  • Conhecer as regras e as leis do mercado imobiliário;
  • Ter a habilidade de atrair novos clientes, para ampliar sua base de contatos;
  • Ser capaz de ouvir e compreender os clientes para encontrar o imóvel que a pessoa deseja;
  • Contar com a habilidade de se comunicar facilmente, sendo simpático e até persuasivo.
  • Ter experiência no mercado imobiliário, incluindo negociação de vendas e aluguéis.

A não ser que você queira abrir uma imobiliária, não vai precisar de uma licença para trabalhar no ramo, como consultor, por exemplo. Mas é importante estudar o mercado e avaliar a sua rede de contatos, pois é uma profissão na qual você depende de pessoas comprando os imóveis que você vende.

Como conseguir um emprego na área?

Se você deseja arrumar um emprego nesta área, prepare o seu currículo e comece a procurar por vagas em sites de emprego. Alguns deles são

Você também pode procurar em empresas de recrutamento de trabalhadores, como

Além disso, você pode pesquisar por vagas direto nas imobiliárias maiores, que já se estabeleceram no mercado e estão sempre oferecendo vagas. Tais como

Conclusão

Agora você já conhece um pouco do mercado imobiliário em Portugal. Se você realmente deseja se tornar um consultor de imóveis no país, comece a pesquisar vagas, lembrando que você precisa do contrato de trabalho para obter o visto.

Se já existem pessoas que você conhece no país, ou que trabalham na área, procure entrar em contato com elas, a fim de conhecer melhor essa realidade na prática. Não deixe de estudar o mercado e enviar currículos.

Por fim, se o seu sonho é se mudar para Portugal e tirar a sua cidadania, o DNA acompanha você neste processo! Assim você tem mais segurança na hora de iniciá-lo e enviar a documentação. Em seguida, você poderá desfrutar do que a sua cidadania pode oferecer. Você vai viver no país como um cidadão português.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *