passaporte vermelho nas mãos

Passaporte Vermelho: o que isso significa?

Conheça as diferentes cores de passaporte ao redor do mundo, descubra a qual país eles pertencem e saiba como tirar um passaporte vermelho.

Antes de tudo, você sabe por que os passaportes de cada país têm cores diferentes? Neste texto você vai conhecer quais são as cores mais comuns e os seus significados. Aliás, até mesmo dentro de um país há cores distintas para representar o estado no qual o viajante se encaixa.

Além disso, vamos entender o que significa o famoso “passaporte vermelho”, quais as suas vantagens e como você pode fazer para tirar o seu.

Por que existem diferentes cores de passaporte, como o vermelho?

Antes de mais nada, a existência de diferentes cores de passaporte, como o vermelho, tem motivações variadas, incluindo aspectos históricos, culturais, políticos e de segurança. A diversidade de cores nos passaportes costuma refletir algo singular de cada país, pois são suas escolhas específicas que formam o design do documento de viagem.

Nesse sentido, uma das razões para a diversidade de cores está relacionada à tradição e à história de cada lugar. Alguns países adotaram uma cor específica para os seus passaportes há décadas e mantêm essa prática ao longo dos anos. O que cria uma uma espécie de identidade e familiaridade para os seus cidadãos.

Além disso, existem algumas convenções internacionais que podem influenciar a escolha das cores. Por exemplo, passaportes de refugiados podem ter uma cor específica definida para facilitar a identificação.

A segurança é outro fator relevante. Cores diferentes permitem a distinção clara entre os tipos de passaportes, como diplomáticos, oficiais ou regulares. O que facilita a detecção de falsificações. Dessa forma, tal variedade de cores contribui para a proteção dos documentos de viagem, bem como para a segurança dos viajantes.

Vale ressaltar que não existe uma padronização internacional para a cor da capa do passaporte. A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) apenas estabelece diretrizes e recomendações a respeito do tamanho, do formato e das características de segurança. 

Sendo assim, cada país tem a liberdade de escolher a cor e o design do seu próprio passaporte — desde que estejam em conformidade com as diretrizes gerais estabelecidas pela OACI. Essa diversidade reflete, portanto, uma riqueza na variedade de culturas, tradições e identidades ao redor do mundo.

Está pensando em estudar em Portugal? Conheça as faculdades que aceitam a nota do ENEM.

As cores dos passaportes

Passaporte vermelho

O passaporte vermelho, também conhecido como passaporte europeu, é um tipo de documento de viagem emitido pelos países membros da União Europeia (UE).

Quando se trata de passaporte, o de cor vermelha é o mais conhecido. Vários países influentes em termos de economia, política e cultura, como Estados Unidos, China, Rússia e União Europeia, emitem passaportes nessa cor. Tais países têm uma presença global significativa e, portanto, seus passaportes são mais vistos e reconhecidos em todo o mundo.

Vamos falar mais sobre o passaporte vermelho neste texto. Então, se você quer saber suas vantagens e como tirá-lo, continue por aqui!

Passaporte verde

Geralmente, o passaporte verde é associado a países muçulmanos, uma vez que para eles essa cor tem uma importância simbólica. Acredita-se que o verde seja a cor favorita do profeta Muhammad (ou Maomé), e há uma passagem no Alcorão que menciona “roupas verdes dignas do povo do paraíso”. Inclusive, para eles, essa cor é um símbolo da natureza, da vida e da eternidade.

Dessa forma, o passaporte verde é adotado por vários países da África Ocidental, como Costa do Marfim, Senegal, Gana e Nigéria, bem como pelos membros da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Essa é uma escolha que pode estar relacionada às tradições culturais, preferências históricas ou significados simbólicos atribuídos ao verde nesses países.

Passaporte azul

Você já deve ter visto um passaporte de cor azul. Ele é bastante comum e adotado por vários países ao redor do mundo. Um dos motivos para a prevalência do passaporte azul é a tradição estabelecida por alguns países. Ao longo do tempo, certas nações optaram por usar essa cor em seus passaportes, e essa prática continuou ao longo dos anos. Como resultado, a cor azul tornou-se amplamente associada a documentos de viagem em muitos países.

Mas há também a associação da cor azul com o “novo mundo”, a época das colonizações. Dessa maneira, países americanos como Brasil, Canadá, Estados Unidos, Venezuela, Argentina, Paraguai, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Uruguai, entre outros, têm o passaporte nessa cor.

Outras cores

Ainda que sejam bem mais raros, há também passaportes nas cores preta e branca. O passaporte de cor preta foi adotado por alguns países africanos como Botswana, Zâmbia, Angola, Malawi, Congo, Chade e Burundi. Essa cor também é vista no México e na Nova Zelândia.

Já o de capa branca é ainda mais incomum. Ele é emitido para os indivíduos que representam o governo indiano em missão oficial. 

Cores dos passaportes no Brasil

Você sabia que também existem diferentes cores de passaporte dentro de um país? No Brasil, temos quatro cores de passaporte, cada uma destinada a um público ou ocasião específica.

  • Azul-escuro: É o passaporte emitido para cidadãos brasileiros comuns, pois é usado para viagens internacionais de turismo, negócios e outros fins pessoais;
  • Vermelho: É o passaporte utilizado por oficiais do Ministério das Relações Exteriores e diplomatas brasileiros. Conhecido como “Passaporte Diplomático”, oferece privilégios e imunidades adicionais com base nas normas diplomáticas.
  • Marrom: Trata-se do “Laissez-passer”, um documento especial emitido quando o Brasil não possui relações diplomáticas com outro território, a fim de permitir a viagem temporária de indivíduos em circunstâncias específicas.
  • Amarelo: É o passaporte destinado a refugiados e apátridas que se encontram no Brasil. Ele oferece identificação oficial e proteção de acordo com as leis e convenções internacionais aplicáveis a essa categoria.

Como ter um passaporte vermelho ou europeu?

mulher segurando passaporte vermelhoVantagens de ter um passaporte vermelho

Em primeiro lugar, uma das principais vantagens do passaporte europeu, ou passaporte vermelho, é a livre circulação pelos países membros da União Europeia (UE). Quem possui um passaporte europeu pode viajar entre esses países sem a necessidade de visto ou controle de fronteiras — o que facilita a mobilidade.

Ademais, o passaporte europeu permite que as pessoas tenham acesso a ajuda e proteção dos consulados e embaixadas dos países da União Europeia em todo o mundo. Isso é útil em situações de emergência ou quando se precisa de assistência em um país estrangeiro.

Além disso, ter um passaporte europeu pode facilitar o processo de obtenção de vistos para outros países. Os passaportes europeus são geralmente reconhecidos internacionalmente como documentos de viagem confiáveis, o que pode agilizar a entrada em outros países — sem enfrentar tantas dificuldades ou burocracias.

Confira aqui 10 vantagens de ter um passaporte europeu.

Como tirar um passaporte vermelho?

Para solicitar um passaporte vermelho, você vai precisar passar por um processo. Ele inclui reunir os documentos necessários, agendar um horário, preencher o formulário de solicitação, tirar uma foto, pagar as taxas. Além disso, será necessário realizar a coleta de dados biométricos e aguardar a emissão. 

No entanto, o DNA pode te ajudar a tirar a sua cidadania. Descomplicamos o processo burocrático para você, e nossa equipe estará sempre disponível para cuidar de tudo e te orientar no que for necessário. Entre em contato conosco e simplifique sua jornada rumo ao passaporte europeu.

Vale ressaltar que, com o passaporte vermelho, você tem a vantagem de circular livremente por todos os 27 países membros da União Europeia (UE). Isso significa que você pode viajar sem restrições, explorando as mais diversas culturas diversas e desfrutando de novas experiências. Confira a seguir todos países membros da UE:

  1. Alemanha
  2. Áustria
  3. Bélgica
  4. Bulgária
  5. Chipre
  6. Croácia
  7. Dinamarca
  8. Eslováquia
  9. Eslovênia
  10. Espanha
  11. Estônia
  12. Finlândia
  13. França
  14. Grécia
  15. Hungria
  16. Irlanda
  17. Itália
  18. Letônia
  19. Lituânia
  20. Luxemburgo
  21. Malta
  22. Países Baixos
  23. Polônia
  24. Portugal
  25. República Tcheca
  26. Romênia
  27. Suécia

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *