Retificar ou não retificar? Eis a questão! Episódio #1

[vc_row][vc_column][vc_column_text title=”Retificação de certidão! Erros comuns que devem ser corrigidos!” css=”.vc_custom_1553975228252{margin-bottom: 0px !important;}”]

Quando devemos retificar um registro ou certidão?

Olá… Se pretende dar entrada no seu processo de Cidadania Portuguesa, este artigo é para você!

Hoje vou falar sobre retificação de certidão! Preste atenção, pois é uma dúvida bastante comum! Aproveita… compartilhe com seus amigos e se inscreva no nosso canal, pois assim me incentiva a escrever e fazer mais vídeos para esclarecer as dúvidas!

O Português tirou parte dos sobrenomes de família!

Vamos lá… Para exemplificar vou contar o caso de um cliente, o Fabiano, que já concluído o processo de toda a sua família! O Fabiano era neto de português já falecido, com o pai vivo, ou seja, caso de atribuição originária da nacionalidade.

Ele tinha o RNE e a certidão de casamento do avô! Acontece que ao chegar no Brasil, o português resolveu simplicar o seu sobrenome, e suprimiu 2 apelidos.

Ele era “Da Cruz Palaio D’Oliveira” e passou a ser somente “De Oliveira”! Este é um caso muito comum, pois nesta época nomes eram trocados, datas de nascimentos eram alterados, erros nos nomes dos pais, etc. As mudanças eram normais!

Rumo ao desconhecido…

Eles atravessaram o oceano atlântico rumo ao desconhecido, e começaram uma vida nova, e por muitos motivos que nunca vamos saber, mudavam nomes e datas!

Neste caso, o português tirou dois sobrenomes, foi necessário retificar todas as certidões da família, desde a certidão de casamento do português até a certidão dos netos dele.

Deu trabalho, mas foi fundamental!

Preparando o processo de nacionalidade…

Preparar cuidadosamente todos os documentos é o certo a ser feito, para que o processo possa caminhar em Portugal de forma mais rápida, tranquila e segura.

Quando se tem uma divergência muito evidente e que causa estranheza ao processo, é o caso de retificação! Como saber? Nós da DNA Cidadania partimos do princípio que os processos devem ser muito bem feitos, e erros e divergências devem ser minimizados ao máximo.

A pressa é inimiga da perfeição!

Devemos analisar cada caso e perceber se será necessária a retificação. Pode demorar um pouco mais, mas… é o correto a ser feito!

Portugal está cada vez mais exigente e com os documentos, e não pode haver dúvidas.

Em via de regra devemos corrigir o que está errado!

É lógico, mas muitas pessoas querem correr e acabam por atrasar ainda mais o processo.

Lembrem que se o processo cair em exigência passará para a fila da notificação, ou seja, além de ter que cumprir prazo, ficou com seu processo suspenso, e quando voltar a andar, entrará no fim da fila.

O barato pode sair caro e não procurar um profissional com experiência pode atrasar seu processo.

Está na dúvida?

Retifique!

Deixar todos os documentos certinhos é o primeiro passo para o sucesso no processo de nacionalidade portuguesa!

Espero ter esclarecido!

Obrigada e até mais…! Tchau…


Caiu em Exigência! O que é?

Notificação da Conservatória de Registos Civis de Portugal a requerer que se manifeste sobre alguma questão divergente no processo. Na verdade é uma exigência da Juíza Conservadora, que está solicitando possivelmente alguma retificação de certidão de nascimento ou casamento, ou ainda outro documento como prova que sustente o pedido.

Retificação de certidão, segundo a lei nº. 13.484/17:

Conforme a lei nº. 13.484 a retificação de certidão pode ser feita diretamente no cartório de registro civil, sem a presença de um advogado, e o Oficial do registro civil tem autonomia para corrigir eventuais erros como nomes, sobrenomes, cidades ou quaisquer outros elementos.

Casos mais complexos deverão ser feitos no tribunal da cidade, mas para saber deve pedir primeiramente no cartório onde consta o registro com erro.

Se precisar de ajuda com o pedido de retificação, basta nos contatar, envie-nos um email contanto seu caso: contato@dnacidadania.com.br

Leia mais sobre Retificação de certidões!
Veja os  »»»  ARTIGO#2ARTIGO#3ARTIGO#4

 


SE INSCREVA NO NOSSO CANAL

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *