Você sabe o que é conservatória em Portugal? Confira neste artigo e saiba o que este conceito tem a ver com cidadania portuguesa.
A Conservatória em Portugal desempenha um importante papel no processo de obtenção da cidadania portuguesa. Ao solicitar a cidadania, por descendência, casamento ou outros motivos, você vai precisar do registro e da validação de diversos documentos e eventos civis. É nesse momento que a Conservatória entra em cena, confira neste artigo como ela funciona.
O que é conservatória em Portugal?
Em terras portuguesas, o termo “conservatória” remete a repartições públicas que desempenham um papel fundamental no registro de eventos civis, como nascimentos, óbitos, casamentos, divórcios e outros atos relacionados à vida civil.
Essas entidades estão diretamente vinculadas ao Instituto dos Registos e Notários de Portugal (IRN), um órgão governamental responsável pelos diversos registros no país, tais como:
- registo civil;
- registo predial;
- registo de automóveis; e
- registo comercial.
Semelhança com cartórios
As conservatórias em Portugal compartilham semelhanças fundamentais com os cartórios brasileiros. Assim como estes últimos, as conservatórias funcionam como locais onde acontecem registros oficiais, desempenhando um papel análogo ao dos Cartórios de Registros Civis e de Imóveis no Brasil.
Serviços prestados por conservatória em Portugal
As conservatórias em solo português desempenham, portanto, um papel abrangente, oferecendo serviços que abarcam diversas áreas da vida civil e empresarial. Tais como:
- emissão de certidão de nascimento/casamento/óbito;
- pedido de nacionalidade;
- registro de propriedade;
- transferência de propriedade;
- Início, alteração e cessação de atividade comercial, entre outros.
O que é conservatória: diferença de notariado
Para entender a diferença entre conservatória e notariado imagine as conservatórias em Portugal como escritórios dedicados a manter registros importantes da sua vida, como nascimentos, casamentos e óbitos. Sendo assim, essas instituições desempenham um papel central na prestação de serviços essenciais, como a emissão de certidões e a validação de processos relacionados à nacionalidade.
O notariado, entretanto, funciona como um “selo de aprovação” para garantir a autenticidade e legalidade dos documentos. Antes de apresentar um documento à conservatória, é necessário passar pelo notariado, onde o documento é autenticado e validado.
Em em outras palavras, as conservatórias são responsáveis por manter registros e fornecer documentos relacionados à vida civil e empresarial. Enquanto isso o notariado desempenha um papel prévio, certificando-se de que os documentos estão em conformidade com a lei antes de serem encaminhados às conservatórias.:
Compreender essa distinção é fundamental para quem busca eficiência em processos legais e administrativos em Portugal. As conservatórias cuidam dos registros e documentos essenciais da sua vida, enquanto o notariado atua verificando a legalidade e autenticidade dos documentos antes de serem oficialmente registrados. É uma espécie de “duas etapas” para garantir a integridade dos processos legais no país.
Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre a conservatória em Portugal.
Saiba por que buscar uma assessoria para tirar cidadania portuguesa e entre em contato conosco para agilizar o seu processo.