DNA Cidadania

DNA Cidadania

DNA Cidadania

DNA Cidadania

DNA Cidadania
Quais os documentos necessários para requerer cidadania europeia - DNA Cidadania

Quais os documentos necessários para requerer cidadania europeia

Nós da DNA Cidadania, sabemos o quanto pode parecer complicado requerer a cidadania europeia. Mas, se você sonha em morar no exterior, especialmente em algum país da Europa, saiba que estamos aqui para te ajudar nessa jornada para deixá-la mais leve e menos estressante.  

Com ela, você será capaz de estudar, trabalhar e também morar lá sem precisar passar por toda a burocracia que a imigração impõe. E, o melhor de tudo? Você pode manter a cidadania brasileira e a europeia e assim ter dupla cidadania.

Veja o depoimento da Mariana Andrade e como a gente conseguiu ajudá-la a conseguir a tão sonhada cidadania portuguesa:

Quer ver mais depoimentos? Acesse a nossa página!

Mas como conseguir essa cidadania? É muito difícil? Quais são os documentos necessários? É exatamente sobre isso que nós da DNA Cidadania vamos falar agora. Acompanhe.

Por que solicitar cidadania europeia?

Pensa em morar em Portugal ou em algum outro país da Europa? Quer estudar ou trabalhar no velho continente? Então, conseguir a cidadania é a melhor maneira de fazer tudo isso, ou seja, se tornando um cidadão europeu, você terá mais portas abertas e, consequentemente, mais sucesso nos seus projetos de vida no exterior.

Como conseguir a cidadania europeia?

Existem algumas formas de fazer isso. Uma das mais fáceis é se você tiver parentes em linha reta (mãe, pai, avós…) europeus. Trata-se de uma regra conhecida no direito como “jus sanguinis”, ou seja, direito de sangue que, na prática, significa que se você é descendente de europeus, você também é cidadão europeu.

Essa é a regra, mas há exceções a depender da legislação de cada país. Por exemplo, alguns países só aceitam essa cidadania se for por filiação direta, quer dizer, apenas se os pais forem europeus.

Outra forma de conseguir cidadania sem enfrentar muita burocracia é por meio do casamento. Para isso, é preciso ter, pelo menos, 3 anos de união comprovada. 

Também há outras opções a depender do país, como tempo de residência permanente no território e, nesse caso, também é necessário ter algum tipo de visto. Além dessa, há também como conseguir cidadania por meio de um investimento, ou seja, a pessoa que investir consideravelmente em uma empresa europeia pode conseguir cidadania em alguns países.

Quais são os documentos necessários?

A nossa recomendação é que você entre em contato com o consulado ou embaixada no país que deseja morar para saber quais são os documentos necessários para conseguir a tão sonhada cidadania europeia.

Cada país possui seus próprios requisitos, porém, existem alguns documentos que são básicos, ou seja, que são pedidos por quase todos os países da Europa. Veja quais são:

  • certidão de nascimento ou de batismo;
  • certidão de casamento para quem deseja solicitar por meio do casamento ou para comprovar o casamento de antepassados e assim, estabelecer uma linha genealógica;
  • certidão de óbito do familiar, por exemplo, no caso de pedir cidadania por meio do direito de sangue e o ascendente já for falecido;
  • documento de identidade como carteira de identidade, passaporte e outros;
  • comprovantes de residência;
  • certificado de antecedentes criminais emitido pelo país de origem;
  • prova de tenda como uma declaração de imposto de renda ou outro;
  • testes de proficiência no idioma oficial do país.

Voltamos a lembrar que não são apenas esses documentos e que, alguns desses, podem não ser solicitados a depender do tipo de cidadania requerida (direito de sangue, residência, casamento…) e também a depender do país pelo qual você solicite a cidadania.

Em quais países é mais fácil de conseguir?

Até 2016, Portugal era o país que mais facilitava a cidadania europeia para brasileiros até pelos acordos que existem entre esses dois países que um dia foram um só. 

A nossa própria Constituição Federal diz o seguinte no artigo 12, inciso II, parágrafo 1o: “Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição.”

Porém, em 2017, a Itália passou a liderar o ranking dos países europeus que concedem cidadania europeia aos brasileiros. E, se pensarmos bem, tem bastante lógica, já que temos muitos descendentes de Italianos aqui e que podem conseguir a cidadania pelo critério do sangue.

No geral, os países que mais aprovam os pedidos de cidadania dos brasileiros são: Itália, Portugal, Espanha e Alemanha. Apenas esses 4 são responsáveis pela concessão de 75% dos pedidos.

Essa “facilidade” também vai depender do objetivo. Assim como na Itália é mais fácil de conseguir por meio do direito de sangue, na França é por meio dos estudos, o que costuma ser feito por conta do tempo de residência para concluir os estudos, como os de especialização.

Quanto tempo leva para conseguir a cidadania europeia?

Assim como em outros casos, a resposta aqui é depende. Afinal de contas, depende da legislação de cada país e também se você estiver ainda no Brasil ou já vive no país no qual deseja morar. 

Por exemplo, se você já tem visto de estudante na Inglaterra, mora lá e deseja se tornar um cidadão é muito mais fácil e leva menos tempo se você estiver morando no Brasil e não tem qualquer tipo de vínculo com a comunidade na qual queira viver.

Porém, normalmente, você levará, pelo menos, 6 meses para conseguir e o processo pode atrasar por até 2 anos.

Quanto custa para conseguir a cidadania?

Isso varia muito de um caso para o outro, porém, a média é cerca de R$ 5 mil até R$ 15 mil por conta de taxas de expedição de documentos em cartórios e também em outros órgãos, tanto no país de origem quanto no país para o qual está fazendo a solicitação.

É possível gastar menos e conseguir a cidadania em menos tempo?

Sim! Isso é possível ao contratar um serviço de consultoria, ou seja, de profissionais especializados no assunto que sabem qual é o melhor caminho para conseguir a cidadania europeia, pois já ajudaram várias outras pessoas a conseguir o mesmo.

A DNA Cidadania oferece esse serviço e consegue te ajudar a conseguir sua cidadania europeia de uma forma mais fácil, gastando menos tempo e menos dinheiro, pois reduz consideravelmente as chances erros com documentações, prazos e muitos outros. 

Fale com o nosso time de especialistas! Estamos prontos para te ajudar a conquistar a tão sonhada cidadania europeia que você tanto deseja. 

 

Somos referência em processos de Cidadania Portuguesa, Italiana e Espanhola.

Leia também